Proxy VPN: qual é a melhor e mais eficiente em 2024

Com o passar dos anos e evolução das coisas, muito se pergunta sobre Proxy VPN, e qual das soluções de segurança e privacidade é a mais eficiente no dia a dia. Vamos te explicar tudo aqui e, juntos, vamos descobrir qual se sai melhor nessa disputa VPN vs Proxy.

Experimente ExpressVPN
Na dúvida proxy VPN, experimente a ExpressVPN - Economize 49%

Ao invés de apenas camuflar o seu IP, uma VPN vai fazer muito mais por sua internet. Experimente a ExpressVPN hoje mesmo, ganhe mais três meses de presente na assinatura de um ano mais a garantia de dinheiro de volta de 30 dias

Artigo Atualizado: 15 abril 2024

O que é uma VPN?

O que a Rede Privada Virtual realmente faz e quais as suas vantagens no dia a dia?

Quando falamos sobre VPN, estamos falando sobre uma rede de servidores espalhados pelo mundo. Cada país possui pelo menos um servidor VPN (isso depende da relevância do país para o seu público). Quando você utiliza uma VPN, você passa a contar com todos esses servidores para se conectar. Como consequência, você pode se conectar nesses servidores e consumir conteúdo de qualquer país, como se estivesse no seu país de origem.

Hoje, o uso de VPN vs Proxy se dá pelo contexto que estamos vivendo. Um mundo totalmente focado nas redes e pouquíssima privacidade, com empresas e governos vasculhando tudo o que fazemos online.

VPN vs Proxy

O melhor é que o uso de uma Proxy ou VPN é fácil. Existe um número enorme de empresas atuando pelo mundo, cada uma com seus pontos fortes.

Mas o que temos é basicamente é um serviço que oferece centenas ou milhares de servidores espalhados pelo mundo. Você usa um aplicativo para se conectar a esses servidores. Utilizando criptografia, a conexão entre o seu dispositivo e os servidores é segura e impenetrável.

Ao se conectar com esses servidores VPN, o seu IP passa a ser o IP daquele servidor… e por consequência, acabam as barreiras geográficas, já que para mudar de IP (e de país), basta mudar e se conectar a outro servidor.

Para uma explicação muito mais completa sobre VPN, confira nosso artigo o que e VPN.

Vantagens e desvantagens de utilizar uma VPN

Simplesmente falar sobre como funciona uma Proxy ou VPN pode ser útil para muitos, mas vamos entrar nas entranhas do problema e analisar os pontos positivos e negativos ao se utilizar uma VPN.

Pontos positivos:

  • Velocidade: quando utilizamos uma Proxy VPN, podemos ter certeza de que estamos trabalhando com um serviço rápido. Mesmo com toda a criptografia envolvida nos servidos, uma VPN consegue ser rápida, muito rápida. Quando pensamos em perda, uma VPN acaba utilizando entre 10 e 30% da sua banda de internet.
  • Conexão sem registro: enquanto nossos provedores de internet sabem absolutamente tudo o que fazemos e baixamos na web, uma VPN não faz isso. Na verdade, a maioria absoluta das VPN não registra nossas atividades, o que é ação muito benéfica para nossa privacidade.
  • Criptografia: Na disputa VPN vs Proxy, a segunda sai na frente nesse requisito. Quando utilizamos uma VPN, tudo o que é feito é criptografado. Garantindo não apenas privacidade, mas também segurança.
  • Cobertura de sites e aplicativos: eu disse que tudo é criptografado com uma VPN, então vamos ser mais diretos: tudo o que é feito no seu dispositivo é coberto pelo software VPN

Proxy ou VPN

Pontos negativos:

  • Serviços pagos: sim, quando pensamos na disputa Proxy ou VPN, precisamos lembrar que as VPN são pagas. Não gosto de levar em consideração versões gratuitas, já que são extremamente limitadas. Agora, uma VPN é o tipo de serviço que, depois de utilizar, é muito difícil ficar sem.
  • Só para quem faz uso constante: quando falamos sobre o uso de um Proxy VPN, estamos pensando em proteger nossa navegação e nossa privacidade daquele momento em diante… e não apenas em determinados momentos, quando der vontade. Temos proxy VPN. As empresas e governos estão aí, atrás de cada vez mais informações que produzimos.

Tipos de protocolo VPN

Na disputa VPN vs Proxy, a segunda conta com vários protocolos – alguns deles desenvolvidos pelos próprios provedores. Alguns deles são: OpenVPN, IPSec/IKEv2, Lightway e Wireguard.

  • Lightway: desenvolvido internamente pela ExpressVPN, esse é um protocolo de código aberto que promete modernizar o que sabemos sobre protocolos. Existe a promessa de focar em velocidade e privacidade, deixando de lado o que não é relevante para os dias de hoje.
  • OpenVPN: o protocolo mais conhecido e utilizado. Já demonstrou a sua qualidade com o passar dos anos. Ele possui muitos benefícios em apenas um produto. Ele já foi colocado a prova diversas vezes por consultorias externas, sempre atestando sua eficiência em manter o usuário protegido.
  • IPsec: Um protocolo muito focado em anonimato, o que significa que ele costuma ser utilizado em conjunto com outras ferramentas.
  • L2TP: Estamos diante de um protocolo que modernizou a utilização de ferramentas depois do PPTP e SSTP. Ótima protocolo de segurança, o que faz dele um belo par para o IPsec.
  • Wireguard: Um protocolo VPN que vem ganhado espaço nos últimos anos por um motivo bem simples: ele é moderno e, consequentemente, muito eficiente.
  • Ir a ExpressVPN
    49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até abril 2024)

O que é um Proxy?

Diferente da função de uma VPN, um Proxy é um computador que fica entre o usuário e o servidor. A sua função é apenas esconder o endereço IP do dispositivo do usuário. Basicamente um intermediário.

Quando partimos para o lado prático Proxy ou VPN, o primeiro acaba sendo bem limitado quando pensamos na comparação com o segundo. Como estamos falando de um intermediário, podemos lembrar de empresas, ou escolas, que bloqueiam o acesso de determinados sites por parte dos seus usuários.

Proxy vs VPN

Vamos ver mais detalhes nos prós e contras da tecnologia:

Pontos positivos

  • Esconder IP: Se você deseja cobrir o seu endereço IP de apenas um website, o uso de um Proxy pode ser interessante, já que esse procedimento pode ser feito rapidamente.
  • Não precisa de pagamento: como estamos falando de um serviço simples, que não necessita de uma enorme rede de servidores pelo mundo, na disputa Proxy ou VPN, o primeiro é gratuito, o que agrada a todos.

VPN ou Proxy

Pontos negativos:

  • Não faz criptografia: quando pensamos em segurança sobre Proxy, esse ponto é importante de deixar claro: todo o seu tráfego de internet será lido pelo seu provedor. Apenas o seu endereço IP vai estar escondido.
  • Funciona em apenas um website: apenas o site indicado não terá informação sobre o seu IP. Todo o resto da internet ainda vai saber dos seus passos.
  • Registro de tráfego web: todos os seus dados em uma Proxy vão estar abertos para quem desejar ler. E como o proxy terá informações suas, normalmente esses dados são vendidos para anunciantes.

Tipos de proxy

  • Transparente: é o tipo mais simples de Proxy, como os citados em empresas e escolas. Você não consegue acessar certos websites pois os endereços foram adicionados em um servidor proxy.
  • SOCKS5: é mais utilizado para usuários que fazem uso de jogos online, compartilhamento de dados ou streaming de vídeo. A questão é ele ser muito mais lento que um simples HTTP.
  • HTTP: Um tipo de servidor Proxy muito utilizado para acessar sites com restrição geográfica – por conta da sua conhecida velocidade. Se você vive em um lugar onde a censura é praticada, o uso de um Proxy HTTP é uma boa alternativa.

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até abril 2024)

Comparação Proxy vs VPN

Agora que você sabe um pouco sobre as características de entre as duas tecnologias, vamos fazer uma comparação direta. Isso vai te ajudar a fazer a melhor escolha mais para frente.

Segurança

Quando pensamos em segurança, não há muito o que discutir sobre Proxy ou VPN. Para começo de conversa, o primeiro não oferece nenhum tipo de criptografia. Os seus dados voam pela internet completamente abertos e qualquer um pode fazer um trabalho de interceptação (ou mesmo te seguir).

Quando vamos para o lado da VPN temos uma estrutura mais moderna, robusta e eficiente. Todos os seus dados são criptografados. A comparação Proxy VPN chega a ser injusta, já que estamos falando de ferramentas que estão há gerações de distância uma da outra.

Velocidade

Nessa categoria VPN vs Proxy, pode surpreender alguns saber que uma proxy é muito mais rápida que uma VPN. Mas há motivos bem claros para que isso aconteça.

Quando utilizamos uma VPN, ela utiliza algo entre 10 e 25% da banda para funcionar – obviamente, deixando nossa internet um pouco mais lenta. Mas o “X” da questão é que precisamos levar em consideração o que a VPN faz. Ela criptografa todos os nossos dados. Absolutamente tudo.

Como consequência, ficamos praticamente invisíveis na internet. Fica extremamente difícil para que provedores de internet ou sites saibam o que nós estamos fazendo. Enquanto isso, a proxy está apenas camuflando o nosso IP.

Facilidade de uso

A princípio, Proxy VPN, ambos possuem uma facilidade de uso muito semelhante. Mas isso muda novamente quando colocamos as coisas em perspectiva.

Para VPN vs Proxy, o Proxy é um pouco mais difícil de iniciar, você precisa configurar o programa em seu computador ou navegador. Levaria muito mais etapas do que usar VPN.

Com uma VPN, você pode simplesmente baixar e instalar o programa em seu dispositivo. Depois de se conectar a um servidor VPN, está tudo pronto.

Preço

Bom, falando de VPN vs Proxy, a primeira vai te custar apenas uma cobrança e pronto. É isso.

Agora, no VPN vs Proxy, a segunda precisa que o usuário faça uma assinatura – e que pague mensalmente um valor. Pela complexidade e qualidade do serviço oferecido, considero o valor super justo – sem falar que, com planos mais longos, a mensalidade de uma VPN cai ainda mais.

Algo que reforçamos é a questão de VPN gratuitas. Evite de todas as formas. Isso porque um serviço complexo como esse é custoso… e se ele é oferecido de graça, algo está sendo utilizado – e isso costuma ser os dados dos usuários.

Vários provedores oferecem testes gratuitos. Utilize-os, mas não mergulhe nas opções gratuitas – é o barato que pode sair muito caro.

VPN vs Proxy em resumo

Vamos dar uma olhada em uma comparação direta entre Proxy ou VPN e conferir algumas diferenças:

CARACTERÍSTICAS VPN Proxy
Segurança e Privacidade Vencedor Perdedor
Velocidade Perdedor Vencedor
Facilidade de uso Vencedor Perdedor
Preço Perdedor Vencedor

Quem deveria utilizar uma VPN?

Em uma situação Proxy ou VPN, o uso da segunda é algo que tem se tornado cada vez mais comum – e os fatores são os mais diversos. Por exemplo: em um mundo onde o entretenimento está em boa parte na internet, ser capaz de acessar serviços de diversos países é importante – e uma VPN permite a gente fazer isso.

Precisamos também falar de segurança e privacidade VPN. Atualmente é uma questão complexa ter nossos dados monitorados por empresas, governos e bandidos. No Proxy ou VPN, a segunda nos ajuda muito em bloquear essas possibilidades. Eles não conseguem acessar nosso IP graças à criptografia. Nossa internet também fica mais segura.

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até abril 2024)

Quem deveria utilizar um Proxy?

O uso de uma solução Proxy é bem limitada – quando lembramos o mundo que vivemos hoje. Ela não faz muita coisa. Se você deseja maquiar o seu IP e apenas isso, tudo bem. Mas não espere absolutamente nada além disso.

Vamos pensar que você seguiu com essa escolha Proxy, já que você só precisa assistir Hulu direto dos Estados Unidos. É importante que o servidor/programa sejam capazes de executar essa tarefa.

FAQ

Vamos dar uma olhada em algumas perguntas aleatórias sobre as duas.

Qual é a melhor VPN em 2024?

Na conversa entre Proxy e VPN, quem escolhe a segunda possui diversas opções ao seu dispor. A nossa lista conta com várias delas, todas analisadas e com seus pontos fortes e fracos bem pontuados. Para saber mais, confira nosso artigo sobre melhor VPN.

o melhor 1 ExpressVPN 2024
9.7
2 CyberGhost VPN 2024
9.5
3 Private Internet Access Análise 2024
9.4
4 IPVanish VPN Análise completa 2024
9.3
5 Nord VPN
9.1

Qual é melhor VPN ou Proxy?

Entre VPN Proxy, o uso de uma VPN é melhor que o de um Proxy. Para o uso diário, o proxy não faz quase nada, enquanto uma VPN garantirá sua privacidade, sua segurança e também permitirá que você acesse sites e serviços online de todo o planeta.

É mais barato utilizar uma Proxy ou VPN?

É mais barato usar um Proxy. Porque, por outro lado, você precisa de uma assinatura para uma VPN. No entanto, vale a pena usar VPN ao invés de um proxy em relação ao recurso que pode beneficiá-lo no seu dia a dia. Você também pode experimentar uma VPN premium como a ExpressVPN gratuitamente por 30 dias.

Quanto seguro é um proxy?

Em uma situação Proxy VPN, a primeira não é segura. Na verdade, não devemos nem mesmo pensar em segurança quando utilizamos uma proxy. A questão dessa ferramenta é camuflar o IP – e mais nada. Se alguém quiser acessar o seu dispositivo, ela vai conseguir.

Da mesma forma, falando sobre uma Proxy, um governo vai ser capaz de saber o que você faz. E o seu provedor de internet, ele segue sabendo absolutamente tudo o que você faz.

Uma VPN é mais lenta que um proxy?

Sim, uma VPN é mais lenta que um proxy. Mas é porque uma VPN possui um processo de criptografia de seus dados para o túnel. Que está protegendo suas informações confidenciais de um hacker, e você ficará anônimo na internet.

No entanto, com uma VPN de alta qualidade, você não precisa se preocupar com a velocidade, pois o serviço melhorará constantemente a velocidade para a melhor experiência de seu usuário. Recomendamos o uso da ExpressVPN.

Você precisa de uma VPN e de um servidor proxy?

Não. Absolutamente não. Servidores proxy eram utilizados em uma época em que VPNs não eram populares. Uma época em que seu uso era restrito há grandes empresas.

Hoje em dia qualquer pessoa com um dispositivo conectado a internet pode utilizar uma VPN. E no VPN Proxy de cada dia, não faz sentido utilizar uma proxy. Uma VPN executa as suas funções – e vai muito além – oferecendo criptografia (que é sinônimo de segurança e privacidade).

Conclusão de VPN versus servidor Proxy

A princípio, muitas pessoas pensam que existem semelhanças entre a VPN e o Proxy. Que são tecnologias parecidas, mas você aprendeu hoje que não é bem assim.

Ambos Proxy VPN destinam-se a alterar seu endereço IP para que você possa contornar a restrição geográfica para qualquer um dos seus propósitos, por exemplo, streaming, acesso a sites estrangeiros, etc.

Mas uma VPN representa mais segurança e privacidade na internet. Enquanto o proxy é um serviço mais rápido. Você pode escolher entre VPN e Proxy, qualquer serviço que mais se adeque à sua necessidade. O lado bom: você já está bem embasado para escolher entre proxy VPN

Mas recomendamos que você experimente a ExpressVPN, nossa VPN número um no mercado. É uma VPN de alta qualidade que oferece vários servidores e alta velocidade. Você pode experimentar a ExpressVPN gratuitamente hoje mesmo com a garantia de reembolso de 30 dias.

luiz

Os amigos de Luiz acham que ele é excêntrico, mas seus colegas de equipe o consideram incrível! Com formação em Ciência da Computação e uma paixão pelo conhecimento, ele se esforça para se tornar o mais hábil conhecedor da Internet, buscando se familiarizar com uma infinidade de temas. Sua expertise na área é complementada por sua função como Técnico de segurança cibernética habilidoso. Para qualquer dúvida ou oportunidade de colaboração, você pode entrar em contato com Luiz pelo e-mail luiz@privacyonline.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br