O que é uma VPN? O que faz uma VPN? VPN para leigos

O que é uma VPN? O que faz uma VPN? VPN para leigos

O objetivo deste site é ajudá-lo a se posicionar no universo das VPNs. Hoje é a primeira aula sobre VPNs:  o que é uma VPN? Por meio de um artigo conciso e preciso, você saberá o que é uma Rede Privada Virtual no final da sua leitura. Embora você não saiba exatamente como funciona, passaremos um panorama geral. OK, pare de falar com o seu colega e vamos começar:

O que significa VPN? Preciso de uma?

Em primeiro lugar, a definição de VPN: o que é uma conexão VPN? De acordo com a Wikipedia (sim, mesmo os professores usam a Wikipédia, o que vocês acham?), Uma rede privada virtual (VPN) estende uma rede privada em uma rede pública, como a Internet. Ela permite que os usuários enviem e recebam dados em redes compartilhadas ou públicas como se seus dispositivos de computação estivessem diretamente conectados à rede privada.

Bem, isso não ajudou muito, não é? Vamos encontrar uma maneira melhor de explicar. É uma rede. E esta rede é virtual na medida em que estabelece uma ponte virtual entre um usuário (você, por exemplo) e um servidor (localizado em qualquer lugar na Terra). Por fim, esta rede é privada porque para obter acesso, você precisa ter uma conta com credenciais de login (nome de usuário e senha).

Ou seja, você se conecta a um servidor e esse servidor se conecta à Internet para você. É isso aí.

VPN e segurança

Se você está perdendo o ponto, não se preocupe, é apenas o começo. E você logo saberá o que é uma VPN. Agora um pouco de história. Alguém sabe por que as VPNs foram criadas? Uma pista: tem que ver com negócios ... Ninguém?

Originalmente, as empresas criaram VPNs para proteger suas comunicações da espionagem industrial. Porque existem formas cada vez mais simples de interceptar dados que viajam por uma rede. Você já ouviu falar de MAC spoofing e Firesheep, por exemplo? Duas soluções para hackear informações.

É por isso que uma VPN oferece uma conexão criptografada do ponto A ao ponto B. Uma VPN usa uma transmissão de dados criptografada e um sistema de encapsulamento para direcionar os dados com segurança entre esses dois pontos. Vai e volta. Como resultado, seus dados são criptografados e protegidos.

what is a vpn

VPN e privacidade

A segurança parece boa, certo? E sobre a privacidade? Boas notícias: uma VPN também significa uma melhor privacidade! Na verdade, a VPN substitui seu endereço IP pelo endereço IP do servidor onde você está conectado. E você pode se conectar a qualquer servidor do provedor VPN. Portanto, você pode ter vários endereços IP diferentes. Por exemplo, você pode morar em Londres e parecer estar em Nova York com a ajuda da VPN.

Para resumir, quando você está usando uma VPN: primeiro, ninguém pode interceptar e usar seus dados. Em segundo lugar, ninguém sabe quais sites você está visitando.

VPN e censura (conteúdo georreferenciado)

Mas isso não é tudo! De fato, há outro aspecto positivo relacionado ao método de privacidade descrito acima. De fato, conectar-se a um endereço IP de qualquer país significa que você pode desbloquear todo o conteúdo georreferenciado do país ao qual você se conecta. Imagine que você quer assistir à Netflix norte-americana da sua casa em São Paulo. Sem uma VPN, é impossível. Mas com uma VPN, você pode se conectar a um servidor norte-americano e acessar facilmente a Netflix USA!

E o mesmo procedimento acontece em uma situação contrária. Se você estiver em uma viagem à China, com uma VPN você pode assistir a Netflix brasileira do exterior ou o iPlayer da BBC. Além disso, você pode desbloquear conteúdo e obter acesso a sites censurados como Facebook ou Twitter.

vpn definition

A maioria dos jornalistas usa uma VPN para ignorar a censura quando estão fora. Dessa forma, eles podem navegar livres na internet.

Para resumir, com uma VPN você pode proteger seus dados e privacidade e acessar sites e conteúdos geralmente restritos.

O que é uma VPN: os protocolos

Vários protocolos estão disponíveis hoje. Os mais comuns são:

  • PPTP: um dos primeiros protocolos (aproximadamente desde o Windows 95)
  • L2TP / IPsec: um dos protocolos mais seguros com um túnel
  • OpenVPN SSL: o protocolo de código aberto mais flexível e conhecido

why you need a vpn

Provedores VPN

Mais e mais pessoas estão usando uma VPN pessoal, à medida que mais e mais interações (compra, venda, namoro etc.) aparecem na Internet. É por isso que você tem muitas opções quando se trata de provedores de VPN.

Algumas empresas oferecem VPNs gratuitas, enquanto a maioria exige uma assinatura. Cada rede possui características específicas (velocidade, conexões simultâneas, firewall, custo, localização do servidor ...).

SEJA CUIDADOSO COM VPN GRATUITAS! Na verdade, nada é realmente grátis neste mundo ... Empresas sem escrúpulos podem coletar seus dados e hábitos de navegação para fins comerciais ou pior. Além disso, eles podem vender sua banda larga. Ou usar você como uma botnet. Usar uma VPN gratuita causará muitos problemas. Mas agora você está informado: use uma VPN gratuita sob seu próprio risco.

Neste site você encontrará todas as informações que você precisa para escolher a melhor VPN. De fato, todas as VPNs são testadas, revistas e comparadas. Basta ler e selecionar aquela que melhor corresponda às suas necessidades. Você pode encontrar abaixo as 3 melhores VPNs para a maioria dos objetivos. Porque eles têm serviços fortes e de segurança comprovada, software livre e velocidade incomparável.

ExpressVPN Go to ExpressVPN
2 NordVPN Go to NordVPN
3 VyprVPN Go to VyprVPN
4 PureVPN Go to PureVPN
5 IPVanish Go to IPVanish

Agora você sabe o que é uma conexão VPN e o que é uma VPN. Uma definição simples de VPN.

Comments are closed.