Guia anonima: a navegação anonima te mantem seguro?

Não é fácil se manter anônimo na internet hoje em dia. Não mesmo. Existe a guia anônima muito utilizada por ai, mas… você vai descobrir que ela está longe de ser a opção ideal. No final do dia, digo que poucas soluções são eficientes em garantir a navegação anonima que tanto desejamos. Algo já estabelecido é abrir uma janela anônima no navegador. Basta abrir uma nova página e, feito mágica, estamos utilizando de uma navegação oculta. Mas isso realmente funciona?

Para você que se sente seguro, trago más notícias. A navegação anonima não garante o anonimato que você esperava. O que ele faz é muito simples, e quando pensamos na real vantagem de se manter oculto, precisamos de algo melhor. De uma arma mais poderosa. No artigo de hoje vamos falar sobre como garantir sua navegação oculta de uma vez por todas

Grátis 3 meses
ExpressVPN no topo do nosso ranking!

Obtenha uma VPN premium com este desconto exclusivo: transmita vídeos, baixe torrents e proteja sua privacidade.

O que é navegação privada e suas vantagens

Vamos começar o nosso papo sobre Guia Anônima explicando um pouco melhor o que é navegação anonima, aquela que ativamos com poucos cliques no Firefox ou no Chrome.

Muitos usuários encaram essa aba/janela de anonimato como uma forma de se manter oculto. De não deixar rastros. Ela consegue sim apagar o histórico das páginas visitadas naquele navegador… mas apenas naquela máquina. As informações que foram enviadas e recebidas pela rede estão livres e soltas. Seja o seu próprio provedor de conteúdo, quem quiser tem acesso às páginas que você enviou. Isso faz da navegação oculta algo inútil?

Não, mas ela é muito menos eficiente do que muita gente imagina. Para aquela máquina que você está utilizando ela atua não salvando páginas visitadas e/ou senhas no histórico. Só isso.

Desvantagens da navegação privada

Já deu para perceber que a navegação oculta não é grandes coisa. De fato, ela não muda muito para o que já é feito no seu browser padrão. Apenas algumas informações não são salvas.

Mas essa provável vantagem acaba por limitar muito o uso no dia a dia. Pegue por exemplo a questão que mais nos preocupa por aqui: privacidade. A janela de anonimato não faz absolutamente nada com relação a isso. Os mais diversos sites e redes sociais continuam a te monitorar. Lembre-se, estamos falando apenas de quem colega seus dados de forma passiva. Mas e aqueles com ideias mais perversas? Nesse caso meu amigo, só com uma VPN.

Para manter a sua privacidade, o seu tão sonhado anonimato online, esqueça janelas de anonimato de qualquer navegador. Só uma VPN é capaz de garantir seu anonimato e a sua segurança.

Como ativar a navegação privada

Apesar de nomes complicados, é bem simples ativar a guia privativa nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. Lembrando que, a guia se abre em uma janela separada das outras.

Guia anônima no Google Chrome

navegação anonima

  1. Abra o navegador normalmente
  2. No canto superior direito, procure pelas três barrinhas. Nela você vai encontrar a opção “guia anonima” que também pode ser chamada de “Nova janela privativa”.
  3. No canto superior do navegador, ao lado do espaço onde colocamos o endereço dos sites aparece o ícone que confirma que você está em uma navegação anonima.

Existe ainda a possibilidade de abrir a guia anonima utilizando atalhos no teclado:

  • Digite Ctrl + Shit + n – esse atalho funciona em sistemas Windows, Chrome OS e Linux.
  • MacOS: Command + Shit + n.

Guia anonima navegador Firefox

firefox incognito

  1. Abra o navegador
  2. No canto superior direito, clique nas três barras. No menu, selecione “nova janela privativa” ou “nova guia anonima”.
  3. Verifique que nas novas janelas de navegação oculta aparece uma máscara garantindo a navegação anonima.

Claro, você também pode abrir a guia anonima com atalhos no teclado

  • Digite Ctrl + Shit + p no Windows e Linux
  • Digite Command + Shift + p no MacOS

Importante lembrar que você também pode utilizar a mesma tática no seu dispositivo móvel. Não vejo muita utilidade de utilizar uma guia anonima no seu telefone, já que o aparelho é como uma escova de dentes, de uso individual. Mas de qualquer jeito…

  • Você pode abrir novas janelas no modo anonimo. Basta segurar o dedo acima dos links por alguns instantes. A opção aparece.
  • Nas configurações de privacidade você pode optar por sempre utilizar uma guia que seja anonima.

Bônus: modo de navegação anônima na internet

Se você leu até aqui, deve estar realmente preocupado com a segurança das suas informações. Como eu disse acima, a questão de utilizar guia anonima não é muito eficaz se você pensar no todo. As informações na sua máquina vão estar “seguras” já que os endereços que você frequenta não serão salvos. Mas e como fica todo o resto?

Quando a informação sai da sua máquina e ganha a internet, guia anonima não é suficiente para te proteger. Para se manter seguro, só uma VPN.

Falo isso por conta de como uma VPN funciona. Através de um programa no seu computador (ou smartphone, tablet, console de videogame, roteador…) a VPN cria um túnel de criptografia que impede o vazamento dos seus dados – ou que alguém os leia. É a maneira mais segura de utilizar a internet. Basta lembrar que o conceito de VPN nasceu da necessidade de grandes empresas de enviarem e receberem dados sigilosos com total segurança. A internet não é um lugar muito seguro…

Vantagens da VPN

Se manter seguro é apenas uma das qualidades das VPNs. Devido a sua característica, uma VPN é capaz de maquiar o seu IP. É uma característica interessante, e útil, já que mesmo fisicamente no Brasil, uma VPN pode mostrar o seu IP como o de um dos seus servidores… Esses espalhados por diversos países.

É assim que pessoas conseguem acessar Netflix americana ou mesmo a Hulu Plus do Brasil. As possibilidades são enormes. Se não conhece o conceito, não deixe de conferir nosso artigo sobre o que é VPN.

 Utiliza uma VPN de graça por 30 dias

Uma coisa interessante é que muita gente não conhece o que é uma VPN. Nunca ouviu falar nisso. Com isso em mente, muitas empresas de VPN procuram oferecer novas formas de permitir que o usuário experimente uma VPN. Estou falando das degustações ou período de testes gratuitos.

Muitas oferecem, mas pedir o seu dinheiro de volta costuma ser um processo complicado. Menos uma. A ExpressVPN é uma empresa que oferece 30 dias de uso sem perguntas. É só usar e cancelar. Simples assim.

Fica a minha dica para você experimentar a ExpressVPN e conhecer como funciona uma VPN de qualidade.

Ir a ExpressVPN

Melhor VPN para navegar anonimamente

Não é fácil apontar o dedo e indicar uma VPN para você ficar seguro online, mas felizmente estou aqui para facilitar a sua vida. Isso vai fazer com que você não utilize mais uma guia anonimas e passe a se manter seguro de verdade. Qualquer um desses vai te atender muito bem:

Guia anônima: conclusão

Pessoal, isso é o que eu tinha a dizer sobre guia anonima, navegação oculta e tudo o que envolve se manter seguro online. Sim, utilizar uma guia anonima ajuda, mas está longe de garantir a sua segurança e privacidade. A internet não é apenas a sua máquina. Existem diversas outras variáveis que precisam ser consideradas.

Subindo de nível, deixamos de lado o uso de uma guia anonima e abraçamos conceitos mais robustos, como o das VPN. Sim, utilizando uma VPN você vai se manter totalmente seguro e anônima. Ninguém (realmente ninguém) será capaz de acessar os seus dados através da internet. É a melhor opção e compartilhei alguns nomes que considero os melhores.

Espero que isso tenha sido útil. Que você não precise ir até o Google e procurar por coisas como “navegar anonimamente na internet”, “navegar como anonimo”, “como navegar anonimo na internet”, ou mesmo “como navegar de forma anonima”. Está tudo aqui.

Caso tenha mais alguma ideia a acrescentar, não hesite em escrever nos comentários abaixo. Farei o máximo para conferir.

Até a próxima!

Joao

Eu tenho sido um escritor neste site desde o começo. E eu estou ativamente apoiando-o com contribuições empolgantes e testes extensivos! Tenho muitos anos de experiência em tópicos de Internet e privacidade. Além disso, estou sempre atualizado e mantenho a equipe informada sobre os últimos desenvolvimentos, não apenas para a proteção da privacidade, mas também para questões jurídicas e regulatórias.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br