VPN

Comparação Tor vs VPN 2024: qual é mais segura e eficiente?

Com a sala de letras da internet, a dúvida entre Tor vs VPN se torna muito pertinente. Ambos prometem segurança na internet. Ambos são referência quando pensamos em privacidade. Mas são redundantes? Tem como fim o mesmo objetivo?

Acredito que você não tenha essas respostas, mas vamos descobri-las juntos. Seja se estamos falando de Tor versus VPN, VPN vs. Tor, vamos entender como funcionam essas ferramentas. No final desse artigo você vai conseguir identificar vantagens e desvantagens de cada uma e assim, escolher o que melhor atende o que você precisa nessa Tor versus VPN.

Experimente a ExpressVPN
ExpressVPN é a melhor forma de acessar a rede TOR

Acesse a rede TOR com segurancá e privacidade com a ExpressVPN. Aproveite o desconto especial de 49% da ExpressVPN mais 3 meses grátis

Artigo Atualizado: 23 abril 2024

Tor versus VPN: o que é Tor?

Como escrevi há pouco, no VPN vs. Tor, o primeiro é um navegador com uma finalidade bem específica: manter ocultos todos os dados que você trafega. Sim, ele usa criptografia, mas de uma forma mais comunitária. Quero dizer, indivíduos podem contribuir para que o navegador seja mais eficiente.

Em VPN vs Tor, o primeiro é uma abreviação para The Onion Router (literalmente roteador cebola). Isso porque ele funciona com camadas. Ao você se conectar a um site, o navegador está enviando os dados por uma série de servidores voluntários – conhecidos como nodes. A “cebola” do nome vem da criptografia multicamadas.

Um ponto negativo é, por passar por tantos nodes e garantir a criptografia necessária, a sua navegação costuma ser lenta, não indicada para ações que demandem grandes quantidades de dados em alta velocidade. Se o Tor vs VPN fosse uma competição real, o primeiro perderia nesse quesito.

Tor versus VPN: Dark Web

Podemos falar que é nesse ponto que o navegador do VPN vs. Tor vence de lavada. Ele é o navegador mais famoso quando pensamos em navegar pela dark web. Apesar das operações criminosas que acontecem na ali, temos como um dos únicos locais onde, em caso de denúncias, informantes possam enviar documentos e arquivos sem revelar sua identidade.

Por outro lado, não pense que o Tor é focado apenas em situações obscuras. Ele também permite que você acesse alguns sites convencionais com mais segurança. Nesse Tor versus VPN você vai descobrir que a web é maior do que a gente imagina.

O que acho importante reforçar é que o Tor é um navegador (e uma verdadeira bolha) muito democrática. Pense em como pessoas que vivem em locais com acesso bloqueado podem encontrar notícias simplesmente utilizando o Tor. Eu gosto muito de falar sobre a democratização da web. Ao invés de estar nas mãos de grandes empresas, de estar mais próxima das pessoas. Na conversa VPN vs Tor, esse é um ponto que eu considero muito importante.

Pros and Cons of using Tor

Pros Cons
É gratuito A rede Tor é lenta e não é ideal para fazer streaming
Você fica invisível as barreiras dos sites Os nós de saída podem ser manipulados e espionar os usuários
Como você está invisível, nada de anúncios direcionados Agências de monitoramento são capazes de saber que você usa o Tor. Isso pode fazer com que você caia em listas de pessoas que devam ser vigiadas.
Sua atividade de navegação fica solta no ar, muito dificil de associá-la a você. A grande maioria dos nós bloqueia o torrent, o que deixa o protocolo praticamente inutilizável
O monitoramento online no Tor é muito difícil.

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até abril 2024)

VPN vs. Tor: o que é VPN

Vamos falar agora sobre a queridinha de muitos. Como eu disse há pouco, isso não é uma competição Tor vs VPN. O que eu quero é mostrar que quase sempre, esses dois possuem fins distintos.

Vamos falar da segunda parte do Tor versus VPN. Conhecidas a adoradas pelos visitantes deste site, a VPN é um serviço oferecido por alguém (quase sempre empresas) que permite uma série de vantagens quando falamos de web. Por exemplo, graças ao grande número de servidores espalhados pelo mundo, o usuário é capaz de se conectar a qualquer país do mundo – e utilizar serviços exclusivos daquele país. É por esse método que as pessoas conseguem assistir Netflix americana.

Mas a VPN vs Tor fica ainda mais curiosa quando pensamos nas outras ferramentas que a VPN oferece. Para maiores informações (muito mais informações), confira o nosso texto onde falamos tudo sobre o que é VPN.

Pros and Cons of using a VPN

Pros Cons
Todos os seus dados estão protegidos graças a criptografia de ponta a ponta Problemas acontecem e a rede VPN pode simplesmente cair e deixar seus dados expostos. Caso seu provedor tenha Kill Switch automático, o próprio aplicativo desliga toda a conexão para que seus dados só trafeguem com a rede VPN ativa.
Os sites não conseguem te monitorar e trabalhar com anúncios segmentados Dependendo das voltas que os dados precisam dar em diferentes servidores, o serviço pode ficar lento. É importante que você utilize uma VPN de qualidade para que lentidões fiquem imperceptíveis.
A VPN vai ocultar o seu IP, isso permite que você navega em qualquer site e acesse serviços de qualquer lugar do mundo. Alguns serviços como bancos e servidores de jogos online podem reconhecer a VPN e te reconhecer como um acesso suspeito.
Todos os dados da sua máquina ficam protegidos e não apenas os utilizados em um navegador. Apesar dos valores acessíveis, as VPN de qualidade funcionam como serviços pagos.
Os mais variados dispositivos podem funcionar com uma VPN – até o seu roteador.

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até abril 2024)

VPN vs. Tor: disponibilidade

Ao contrário de outras ferramentas com disponibilidade restrita, nessa competição VPN vs. Tor você pode utilizar ambas de praticamente qualquer lugar. Você não precisa de uma para utilizar a outra. Na verdade, entre VPN vs Tor, vai acabar vencendo a sua forma de utilizar a web.

Vamos lembrar que o Tor é um navegador muito específico (por isso pouco comentado) ao passo em que a VPN é um serviço pago que garante criptografia para seus dispositivos. A questão é que no VPN vs Tor pode nascer certa confusão mesmo. Mas vou explicar abaixo como colocar cada um na sua caixinha.

Tor versus VPN: qual o melhor para streaming?

Calma, não precisa ficar nervoso se você já sabe a resposta. Esse espaço VPN vs. Tor é para todos. Essa pode ser a dúvida de muitos, então acredito que vale a pena falar um pouco sobre as capacidades de cada um para fazer streaming. Quem vence no Tor vs VPN?

Ao falar sobre o navegador Tor, apesar de ele ser eficiente para camuflar nossos rastros ou navegar na Dark Web, ele é insuficiente quando queremos fazer streaming. É uma questão de velocidade, basicamente.

Quando pensamos no Tor, precisamos lembrar de todo o processo que ele executa para criar a proteção. Quando pensamos Tor versus VPN com foco em streaming, o primeiro perde por não ser o seu foco.

Agora, a comparação VPN vs Tor fica até desigual, pois as VPN utilizam o streaming como um dos seus alicerces junto ao grande público. Falo de pessoas ávidas por acessar serviços de streaming de outros países. Fazendo inclusive transmissão de vídeo 4K de servidores do outro lado do planeta. Na conversa VPN vs. Tor, a segunda é unanimidade.

Comparison Table: VPN vs Tor

Tor VPN
Velocidade Lento Alta velocidade
Facilidade de uso Exige configurações adicionais Muito fácil de usar
Torrent A maioria dos nós/nodes bloqueia o protocolo A depender do provedor que você utiliza, tudo liberado
Streaming Muito lento para streaming Perfeitas para streaming
Compatibilidade Windows, MacOS, Linux, Android Praticamente tudo, incluindo roteadores
Recursos de sergurança É possível utilizar junto com o Obfsproxy Depende do provador utilizado: antilogs, proteção contra vazamento DNS, proteção para Wi-Fi, Kill Switch automático
Anonimato Sim, mas é possível saber quando o Tor está sendo utilizado Sim
Criptografia Apenas no nó de saída Criptografia de ponta a ponta
Preço Gratuito Assinatura – normalmente sem contrato

As melhores VPN para fazer streaming

Já que falamos sobre streaming, vou pausar um pouco o Tor vs VPN para falar sobre isso. Quando queremos assistir alguma coisa online, é fundamental que tenhamos um bom serviço de VPN para garantir uma transmissão sem travamentos. Abaixo você encontra as melhores VPN para esse fim. Reforçando, se o seu negócio é streaming, ignore o Tor versus VPN e veja a lista abaixo:

o melhor 1
9.7
2
9.5
3
9.4
4
9.3
5
9.1

Importante: evite VPNs gratuitas

O papo é sobre VPN vs Tor e não exatamente sobre VPN gratuita. Sim, eu sei. Mas acho importante reforçar isso mais uma vez. Falo isso pois, pelas capacidades do navegador Tor, algumas pessoas podem imaginar que ele é uma alternativa à VPN. E como falei há pouco, não é bem assim.

Nessa conversa VPN vs. Tor, o primeiro é um navegador (muito eficiente), mas suas capacidades ficam por aí. Sua ideia é uma navegação sigilosa com um sentido de coletividade, não uma plataforma eficiente de streaming. Não vou dizer que você está proibido de fazer streaming nele, só digo que a experiência não será satisfatória.

E sobre VPN grátis e Tor vs VPN, utilize uma VPN paga e aproveite seus momentos com a qualidade que você merece. Não deseja pagar? Veja a dica imperdível abaixo:

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até abril 2024)

Tor Versus VPN: como utilizar sem pagar nada

Você aprendeu que na comparação entre Tor vs VPN o primeiro não é eficiente em streaming. Outra coisa importante é que o segundo costuma ser… caro. Seja por conta da alta do dólar ou pela nossa referência de pagar por um serviço.

Pois bem, existe uma forma bem interessante de se utilizar uma VPN sem gastar nada. Nada ilegal, vamos apenas aproveitar uma promoção das próprias empresas de VPN.

De forma a atrair novos clientes, eles oferecem algo chamado de “garantia de dinheiro de volta”. Isso significa que, você pode experimentar o serviço por um período (cada empresa trabalha de um jeito) e pedir o seu dinheiro de volta caso não tenha gostado.

Para isso recomendamos a ExpressVPN. Além de ser a empresa com melhor avaliação neste site, é a que oferece mais tempo de teste: 30 dias. Então aproveite e utilize uma VPN hoje mesmo. Na verdade, utilize várias com essa dica e só depois escolha a que melhor atende as suas necessidades.

VPN vs Tor: Conclusão

Como foi possível ver, a diferença entre VPN vs. Tor é bem clara. No final das contas, estamos falando de ferramentas com objetivo totalmente diferente. De um lado Tor vs VPN, temos um navegador poderoso para navegar na Dark Web e com criptografia para você navegar sem ser perseguido. Com uma VPN, temos uma ferramenta robusta para que você possa fazer uma infinidade de coisas. São diferentes, então a comparação Tor vs VPN serve apenas para apontas as vantagens de uma e da outra.

Espero que esse artigo tenha sido útil, que você tenha aprendido as diferenças entre Tor vs VPN. O melhor é a possibilidade de economizar o seu tempo. Com as informações encontradas aqui você não precisa mais procurar por termos como “vpn tor”, “tor vpn”, “tor vs vpn vs proxy”, “vpn vs tor browser”, “tor browser vs vpn”.

Muita coisa, né?

A grande questão é a adoção de ambas. Na comparação VPN vs Tor, ambas são poderosas ferramentas para a nossa vida digital. Elas nos protegem e ajudam a garantir a nossa privacidade. No seu dia a dia, Tor vs VPN, qual você escolhe? Conte nos comentários.

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até abril 2024)

Luiz

Os amigos de Luiz acham que ele é excêntrico, mas seus colegas de equipe o consideram incrível! Com formação em Ciência da Computação e uma paixão pelo conhecimento, ele se esforça para se tornar o mais hábil conhecedor da Internet, buscando se familiarizar com uma infinidade de temas. Sua expertise na área é complementada por sua função como Técnico de segurança cibernética habilidoso. Para qualquer dúvida ou oportunidade de colaboração, você pode entrar em contato com Luiz pelo e-mail luiz@privacyonline.com.br.

Compartilhar
Publicado por