Encontre aqui o melhor antivírus grátis do mercado hoje 2022

O melhor antivírus grátis não é algo fácil de encontrar. E os motivos são diversos, mas podemos apontar diretamente a questão de eficiência. Estamos acostumados a não confiar em softwares essenciais gratuitos, mas algo como melhores antivírus gratuitos existe e vou te mostrar como encontrar. Não apenas isso, mas como utilizar e o que você precisa fazer para saber escolher o melhor antivirus gratuito.

EXPERIMENTE O NORTON 360
A melhor opção que encontramos com relação a melhor antivirus gratuito

Nós já pesquisamos para você, no texto explicamos como você mesmo pode fazer para escolher o melhor antivírus grátis.

Artigo Atualizado: 23 maio 2022

Por que devemos usar um Antivírus

O uso de algo como os melhores antivírus grátis é algo que pode assustar alguns. Já me assustou em algum momento, mas o tempo passou – assim como a tecnologia – deixando as coisas mais simples.

melhor antivírus grátis

Existem diferentes formas de nos protegermos online. As duas mais comuns entre os usuários é utilizar alguma VPN (confira aqui nossa lista sobre melhor VPN para o Brasil) e antivírus. Utilizando esses dois você vai estar bem protegido. Mas porque utilizar esse último, o nosso melhor antivírus grátis?

Procurar o uso dos melhores antivírus gratuitos é importante por conta da quantidade de pragas que existem nos ambientes digitais. E vamos lembrar que estamos o dia inteiro nesse meio. Utilizar os melhores antivírus grátis é uma forma de manter os vírus e pragas longe dos nossos dispositivos e dos nossos dados.

Vale explicar como eles funcionam. Seja o melhor antivirus gratuito ou as versões pagas, eles carregam consigo listas com informações sobre os vírus e suas vacinas. Assim, uma das formas de reconhecer a eficiência de um antivírus é saber o quanto ele é atualizado. Isso mostra que ele está sempre pronto para te proteger.

Experimente o Norton 360

Melhor antivírus grátis ou pago?

Antes de procurar escolher entre uma alternativa paga e os melhores antivírus grátis, é importante analisar quem é o usuário. Se estamos falando de uma pessoa que não utiliza muito o computador, ou mesmo uma pessoa que podemos chamar de usuário tradicional ou intermediário, os melhores antivírus gratuitos serão suficiente para o seu dia a dia.

Por outro lado, se estamos falando de funcionários de empresas, ou de grandes empresas, é importante focar na alternativa paga. Além da questão da atualização, vejo o ponto de suporte muito relevante. Lembre-se que, o melhor antivirus gratuito, por sua natureza gratuita, não possui um bom atendimento ao cliente. Caso problemas aconteçam, um contato por e-mail ou mesmo por telefone e o problema estará resolvido.

Importante lembrar que as versões pagas não trabalham simplesmente com a proteção contra vírus. Eles se tornaram verdadeiros programas de segurança e privacidade. Um verdadeiro pacote. Você paga pelo antivírus, mas recebe de volta uma VPN, Controle Parental, Gerenciador de Senhas, Backup de Arquivos na nuvem, Safecam e outros. Mesmo o melhor antivírus grátis não é capaz de oferecer isso para o consumidor.

As diferenças gerais são basicamente essas. Os melhores antivírus grátis pode sim te ajudar, mas a versão paga te oferece um pacote tão robusto que as diferenças falam por si.

Como os melhores antivírus gratuitos funcionam?

A resposta sobre o melhor antivirus gratuito pode ser complicada, mas vou facilitar para você. Ao encontrar o nome certo, você vai baixar e instalar o programa. De imediato, o melhor antivírus grátis vai fazer uma atualização do seu banco de dados, deixando sua listagem de arquivos nocivos (vírus) a mais recente possível. Isso é feito de forma automática, o próprio programa pede para que você o autorize a fazer isso.

melhores antivírus gratuitos

O próximo passo dos melhores antivírus grátis passa a ser configurações manuais do usuário. O que ele vai pedir para você fazer?

  • Varredura: não precisam ser exatamente os melhores antivírus gratuitos, mas qualquer software da categoria vai querer mostrar serviço de imediato, solicitando que você faça uma varredura em busca de vírus.
  • Frequência: ele também vai querer saber com qual frequência você quer que ele procure por arquivos noviços no seu dispositivo.
  • Destino: Quando o melhor antivirus gratuito encontrar um vírus, trojan, malware, o que você quer que ele faça? Que delete de imediato? Que o mantenha em quarentena? Ele vai perguntar o que você deseja fazer.

Os pontos importantes são esses, mas o melhor antivírus grátis vai sempre te lembrar de executar esse tipo de função.

Experimente o Norton 360

Melhores antivírus grátis de 2022

Não precisa ficar aflito. Eu prometi que iria mostrar os melhores antivírus gratuitos e aqui estão. Todas as opções abaixo estão dentro das características que mostro abaixo. Basta clicar e ser feliz. Claro, você também pode escolher um por vez da lista melhor antivírus grátis e escolher aquele que é melhor para você.

Como escolher o melhor antivirus gratuito?

Como escrevi no início do texto, existem alguns pontos que precisam ser analisados ao escolher os melhores antivírus grátis. Sim, eles não são nem perto tão robustos como os programas pagos, mas seguindo esses pontos você vai conseguir fazer uma boa escolha ao escolher o melhor antivírus grátis. E claro, os nomes que indicamos cumprem todos esses requisitos.

melhor antivirus gratuito

Nível de proteção

O nível de proteção dos melhores antivírus gratuitos ou mesmo dos pagos é diretamente ligado ao seu banco de dados. O antivírus precisa ser identificado e eliminado – por isso esse banco de dados precisa ser atualizado com uma boa frequência.

Outro ponto importante é com relação é a varredura que o software faz na sua máquina. Sim, existem antivírus que não são capazes de fazer uma boa varredura. Aí está parte do problema. Mas fique tranquilo. Os nomes que vou indicar sobre o melhor antivirus gratuito.

Detecção de ameaças

Continuando o que falei acima. É fundamental que o antivírus seja capaz de detectar as ameaças que estão no seu dispositivo. Falhas podem acontecer, como ele fazer a varredura e algum vírus novo não estar na sua database. O pior mesmo é quando há o choque de erros que é: o vírus está na base de dados, mas foi ignorado na varredura.

Impacto no sistema

Eu sou da época que os melhores antivírus grátis (mesmo os pagos) eram tão pesados para o sistema que eu tinha que iniciar a varredura e ir fazer outra coisa. Sair de casa e voltar depois, tamanha a demora. Sem falar na lentidão que deixava o computador. Hoje as versões pagas ou mesmo o melhor antivírus grátis são muito mais eficientes.

Hoje podemos até agendar varreduras semanais que o peso no sistema será mínimo. Tudo uma questão de otimização de recursos ou mesmo a capacidade das máquinas que utilizamos hoje.

Características

Bom, o que os melhores antivírus gratuitos vão fazer é escanear arquivos e proibir os vírus de funcionar na sua máquina. Uma alternativa paga traz uma infinidade de recursos extras para te proteger, mas vamos falar sobre a estrela do dia, os melhores antivírus grátis.

Como nossos recursos aqui são limitados, o que ele precisa fazer é se manter sempre atualizado. Muitos problemas ocorrem porque mesmo o melhor antivirus gratuito está… desatualizado. Se você está pronto para seguir por esse caminho, é isso que você precisa fazer. E lembre-se de fazer varreduras.

Facilidade de uso

Não adianta o melhor antivírus grátis ser eficiente, rastrear vírus com rapidez e estar sempre atualizado… se ele não for fácil de usar. Falo aqui de interface, de organização de botões, tudo o que pode ser feito para que o usuário tenha uma vida tranquila.

Sim, o software ser bonito/fácil de usar também faz parte do processo.

Limitações

As limitações que encontramos é a que falei quando comparamos mesmo os melhores antivírus grátis com programas pagos. O que teremos em mãos será apenas um antivírus e pronto. Caso ele ofereça outras ferramentas, essas também serão limitadas. Vamos lembrar, pessoal, serviços como esses são caros e sem entrada direta de recursos, não é possível oferecer muito.

Serviço de atendimento ao consumidor

Falando em recursos, fica difícil oferecer um atendimento ao cliente em casos de problemas nos melhores antivírus gratuitos. Caso você precise de ajuda, vai precisar contar com listas de FAQ ou fóruns online.

Dizem que essa é uma das áreas mais caras quando pensamos em serviços online. A resposta que precisamos não vem de uma inteligência artificial, mas ainda são pessoas do outro lado da linha, lendo e respondendo nossas questões.

Experimente o Norton 360

Melhor antivirus gratuito: conclusão

Bom, acho que foi possível ver aqui que o melhor antivírus grátis existe, mas dentro do seu contexto de ser um programa gratuito. Essa não deixa de ser uma opção muito boa para as pessoas que desejam uma forma eficiente de se manterem protegidos nesse mundo digital.

Os melhores antivírus grátis é a melhor alternativa que existe? Não, não é. Existem versões pagas de antivírus que te oferecem tantos recursos (e recursos tão bons) que estão em outro nível. Existem antivírus pagos que já trabalham com a ideia de sites potencialmente nocivos. Não há nenhum informe, mas o programa acha que pode ser nocivo. Uma ideia curiosa, mas ainda anos luz dos nossos melhores antivírus gratuitos.

Espero que as informações que você encontrou aqui tenham sido úteis. Que você não fique por ai procurando por termos como “qual o melhor antivirus gratuito”, “antivirus gratis melhores”, “qual o melhor antivírus grátis”, “os melhores antivirus gratuito”, “melhores antivírus gratuitos”, “melhor antivirus gratuito”, “o melhor antivirus gratis”, ou algo como “antivirus gratuitos melhores”.

Meus amigos acham que sou louco, mas meus colegas de equipe acham que sou incrível! Estou com o objetivo de ser o melhor conhecedor da Internet e conhecer o máximo de coisas possíveis. Servidor VPN, conexões criptografadas, kill switch, P2P, PPTP, etc. Jogue qualquer coisa em mim e eu pesquisarei – caso eu ainda não saiba! Porque eu já acumulei um conhecimento extenso, durante anos de trabalho no setor de TI.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br