O que é Malware? Como se espalham e como lidar com eles?

Procurar entender o que é Malware é algo importante do mundo digital. A resposta que pode ser um pouco complicada, já que o termo pode representar uma infinidade de softwares maliciosos usados para causar algum tipo de dano ou prejuízo. Quando ouvimos alguém falar que perdeu algo por conta de um vírus de computador, é malware. Não apenas pessoas físicas são vítimas, mas também grandes empresas que acabam passando por prejuízos enormes.

Hoje vamos entender não apenas malware o que é, mas também formas de nos proteger enquanto nos perguntamos o que são malwares.

Experimente o Norton 360 agora
Não seja vítima de vírus e malwares!

Use o Norton 360 Antivirus, o melhor antivírus do mercado.

Artigo Atualizado: 23 maio 2022

O que é um Malware: uma definição

Para saber o que são malwares, precisamos um pouco do inglês para juntar duas palavras: malicious e software. Ambas significam em português “malicioso” e “programa”. Basta lembrar que, para entender o que são malwares, basta pensar em qualquer tipo de programa é que desenvolvido para gerar algum tipo de prejuízo. Os tipos mais famosos são bombardeio de anúncios em todos os cantos da sua tela, roubo de dados, interceptação de dados, sequestro e cobrança de resgate de dados ou mesmo danificação de dados ou do seu sistema como um todo.

o que é malware

Como você pode ver, definir malware o que é não é simples. É algo que pode ser muito abrangente dependendo do ponto de vista. Para quem não sabe o que é malware, vale a curiosidade: acredita-se que mais de 230.000 são gerados todos os dias.

Procurando entender o que é um malware, vale lembrar que spywares (conhecidos como programas espiões) e ransomwares (os que sequestram seus dados), estão na mesma categoria.

Experimente o Norton 360

História sobre o que são malware

Parte do processo de entender o que são malwares é ver como essas pragas se desenvolveram no decorrer da história. É sabido que antes mesmo da ascensão dos computadores pessoais, os malwares já estavam por aí infectando máquinas graças à transferência por disquetes.

O bom mesmo aconteceu nos anos 80, com computadores se tornando mais populares. Um vírus chamado Elk Cloner foi o primeiro a mostrar a reprodutividade desses programas. Mesmo inofensivo, foi o primeiro a mostrar o poder de disseminação. Para você não apenas entender o que é malware, mas ver como não é algo de hoje.

Com o crescimento absurdo do Windows e programas Microsoft nos anos 90, os malwares começaram a atacar. Malware o que é é uma dúvida antiga. Um simples arquivo Word poderia conter um malware. Nos anos 2000 foi a vez dos programas de mensagens instantâneas distribuírem vírus por aí. Tudo graças a brechas nos programas. Grandes chances de você ter distribuído vírus sem saber.

Na história de o que é um malware, você deve ter vivido uma época em que existiam os adware. Eram programas de anúncios indesejados que apareciam em nossas máquinas do nada. É importante lembrar disso ao procurar entender o que são malwares. Eles vinham juntos de programas legítimos (como PDF, WinRar, etc) e instalados sem a nossa autorização. Se você não baixava os arquivos do site oficial, certamente pegava um vírus.

Felizmente as empresas processaram quem criava os Adware e a prática deixou de ser utilizada.

Depois disso, redes sociais e atualmente criptomoedas são os alvos dos vírus. Por isso, importante não apenas saber o que é malware, mas como se proteger dessa praga.

Malware o que é: tipos

Na nossa busca por o que é um malware, vale passar o olho em diferentes tipos de vírus e falar um pouco sobre cada um. Acredito que você pode não saber o que são malware pensando em todos eles, mas vamos juntos nessa.

Vírus

O que é um malware senão um vírus? Se trata de um software malicioso, normalmente corre a internet anexado em um e-mail. No plano de o que são malwares, eles se espalham de hospedeiro em hospedeiro. Depois de instalado, ele fica dormente até você abrir o arquivo infectado. Isso acorda ele e o trabalho de se multiplicar se inicia. Eles podem ser inofensivos – ou não. Complexo o “o que é malware”, não?

Worms

Malware o que é e o que é Worm? O grande ponto é que os Worms (vermes) são softwares maliciosos que não precisam de um programa host para circular por aí. Fazem isso sozinhos. Eles se espalham e da mesma forma que os vírus, podem atrapalhar a sua máquina de forma severa.

malware o que é

Cavalos Trojan

O que é um malware e cavalos. Vamos pular a analogia com a Grécia antiga e você vai entender o exemplo. Eles pretendem ser um programa normal, mas assim que você faz o download, passam a acessar seus dados mais sensíveis, podendo até mesmo bloquear o seu acesso.

Eles não são programados para se multiplicar, mas são capazes de atrapalhar a performance do seu dispositivo. Mais uma para “o que é malware”.

Spyware

Quando nos perguntamos o que são malwares, não sabemos que há tanta diferença para o spyware. Precisamos saber “malware o que é” e também spyware. O que ele faz é atrapalhar o funcionamento do seu dispositivo. Ele vai ficar quieto, mas enviando informações sensíveis para alguém na internet. No dia a dia do o que é um malware, o spyware é aquele que envia suas informações bancárias para um criminoso.

Adware

O que seria um adware senão um o que é malware daqueles que age enquanto não estamos esperando. O Adware é um vírus que chega até seu dispositivo pelas formas mais tradicionais. O diferencial é que ele coleta informações pessoais – realmente um espião – e te envia propaganda direcionada.

O ponto negativo desse o que são malwares é que ele pode muitas vezes de direcionar para sites sem segurança onde você pode ser infectado por ainda mais vírus ou um Trojan.

Ransomware

Malware o que é quando pensamos no nome ransomware? Esse tipo de vírus permite que criminosos assumam o controle de conteúdo dentro do nosso dispositivo. Usam de criptografia para “trancar o conteúdo” e só liberam a chave após um pagamento. É literalmente um sequetro.

Fique atento pois, o que é um malware desse tipo entra nas nossas máquinas através de anexos de e-mails.

Fileless Malware

Quando perguntamos o que é malware, fica até difícil explicar o fileless. Ele é o mais difícil de detectar, já que não se encontra no dispositivo de armazenamento das nossas máquinas. Ele fica na memória. Isso faz com que eles não deixem traços que nos façam tomar uma atitude para a sua eliminação.

Scareware

Esse é mais um golpe do que um o que são malwares em si. O grande ponto aqui é que os criminosos sabem como mexer com nossos medos. O processo é simples: do nada nos aparece um anúncio na web falando que nosso dispositivo foi infectado e que precisamos comprar um programa para nos livrar do vírus. Malware o que é se não engenharia social?

Você acaba pagando um valor para resolver um problema que não existe. O que é um malware se não mais uma forma de perder dinheiro?

Cryptojacking

Na pesquisa sobre como nomear o que é malware, você vai se deparar com uma das últimas novidades. O que o cryptojacking faz é instalar um programa que vai utilizar o seu computador… para minerar bitcoin para terceiros. O seu dispositivo será utilizado e você não vai ver a cor do dinheiro. Um absurdo. É bom aprender o que são malwares, não é?

Malvertising

O que temos aqui é um processo praticamente legal, utilizando ferramentas oficiais de propaganda. Os criminosos contratam anúncios com ofertas atraentes. A grande questão é que quando você clica no anúncio, você acaba baixando um programa que vai infectar o seu sistema. Aposto que muitos de vocês não sabiam dessa última. Pode agradecer à nossa pergunta sobre malware o que é.

Experimente o Norton 360

Alguns exemplos de Malware

Para deixar bem claro o que é um malware, vou mostrar abaixo alguns casos reais de vírus que se espalharam por aí e deram dor de cabeça para pessoas e empresas.

  • SQL Slammer: um bom exemplo para lembrar o que é malware é se lembrar do SQL Slammer. Disseminado em 2003, o que ele fazia depois de instalado era interromper o tráfego de internet no computador do usuário.
  • Trojan Zeus: um vírus bem eficiente. O que ele fazia era copiar tudo o que era digitado pelo seu teclado e enviar para alguém. Algo extremamente complicado quando levamos em consideração transações bancárias online. Vê como é importante saber o que são malwares?
  • Iloveyou: é um vírus muito importante que surgiu nos anos 2000. Ele explorava uma falha humana para se espalhar. A título de curiosidade no malware o que é, acredita-se que o Iloveyou causou prejuízos perto dos 15 bilhões de dólares.
  • Stunxnet: esse o que é um malware mais parece saído de um filme. Ele foi criado por forças americanas e israelenses para atacar o sistema de computadores de uma refinaria de uranio do Irã. Ele foi sim capaz de deixar a refinaria inoperante.

Afinal, como um Malware se espalha?

Você aprendeu aqui diversas características para a pergunta “o que é malware?”. Mas no final das contas, como saber o que são malwares e como eles se espalham em uma situação real?

o que é um malware

A guerra contra os vírus de computador não é algo simples pelo fato de que a cada dia, novas tecnologias ou mesmo práticas são elaboradas para a disseminação das pragas. Isso já ocorreu através de disquetes, pendrives, cliques em sites… Pelo lado positivo, vocês já sabem malware o que é e como lidar quando eles aparecem.

O que é um malware: como detectar?

Vou listar aqui algumas formas de perceber que o seu sistema pode estar infectado com algo que categorizamos nas nossas listas sobre “o que é malware”.

  • O seu computador está lento
  • Você é sempre direcionado para páginas que você não clicou ou não deseja visitar
  • É constante o alerta de vírus no seu antivírus
  • O seu computador liga e desliga sem o seu comando
  • Anúncios aparecendo na sua tela o tempo todo

O que são Malwares: como remover

Agora que definimos muito bem malware o que é, é preciso lembrar que estamos falando de programas de computador. Como todo programa, ele pode ser desinstalado. Claro, a melhor forma de fazer isso é utilizando um bom antivírus.

Algo que eu quero que você leve desse texto sobre o que é um malware é a necessidade de um antivírus de qualidade. Ele precisa estar presente no seu sistema e sempre atualizado.

Melhores programas anti-malware

O que é malware: como prevenir infecções

De forma a prevenir que vírus voltem a aparecer, é importante que você fique atento quando navegue na web. Você viu aqui sobre o que são malwares que existem diversas formas de trazer um vírus para dentro da sua casa. Fique atento.

Nunca clique em e-mails que você não sabe ou conhece o remetente. Bilhões de e-mails são enviados todos os dias com vírus só esperando alguém desatento para clicar. Uma última coisa importante sobre malware o que é: nunca empreste o seu dispositivo para estranhos. Nunca. Mesmo que seja alguém conhecido, pense antes de emprestar. Em caso de alguém mais próximo, explique sobre os seus critérios e uso do dispositivo.

Experimente o Norton 360

O que é um malware: Conclusão

Você está saindo dessa página com toda a informação que precisa sobre o que é malware. Se alguém precisar que você explique o que são malwares… mostre essa página. Ou você mesmo leve adiante tudo o que aprendeu por aqui.

Lembre que a melhor solução nesses casos é utilizar um bom programa antivírus. De ficar atento com os sites que frequenta, de pensar duas vezes (ou mesmo três, quatro…) antes de clicar em um anexo recebido por e-mail.

Espero que a sua estadia tenha sido boa nesse texto sobre malware o que é. Que você não precise ficar procurando por aí por termos como “o que significa malware”, “o que malware”, “o que são os malwares”, “o que é o malware”, “malware o que significa” ou mesmo “o que é malware e quais são os tipos”.

Meus amigos acham que sou louco, mas meus colegas de equipe acham que sou incrível! Estou com o objetivo de ser o melhor conhecedor da Internet e conhecer o máximo de coisas possíveis. Servidor VPN, conexões criptografadas, kill switch, P2P, PPTP, etc. Jogue qualquer coisa em mim e eu pesquisarei – caso eu ainda não saiba! Porque eu já acumulei um conhecimento extenso, durante anos de trabalho no setor de TI.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br