O melhor programa de antivírus de 2018?

O melhor programa de antivírus de 2018?

Assim como os humanos, os computadores também podem se infectar com vírus e ficar "doentes". Isso mesmo. Assim como um vírus humano, um vírus de computador também tem a capacidade de se replicar e infectar outros computadores. Chamamos isso de um malware, abreviação de software malicioso. Como consequência, um computador que foi infectado por um malware pode ter um desempenho lento, perder alguns de seus dados preciosos e até mesmo falhas no sistema.

Para manter essas doenças digitais à distância, você pode proteger seu computador instalando o melhor antivírus do mundo para PC que você pode encontrar no mercado - bem como vacinar-se para construir todo o seu sistema imunológico contra doenças. O melhor antivírus detecta e remove o malware, impedindo-os de voltar e causar mais danos ao seu computador. Então, se você ainda está se perguntando se realmente precisa do melhor antivírus gratuito, a resposta é um grande SIM. Lógico, a menos que você queira que seu computador fique maluco e perca tudo o que você salvou lá.

Se você tem dúvida sobre qual o melhor antivírus do mundo? Fique tranquilo. Nesse artigo vamos descobrir o que um antivírus completo faz no seu dia a dia.

Melhor lista de antivírus:

Há uma ampla seleção de softwares antivírus para escolher, desde serviços gratuitos com ferramentas incríveis até softwares pagos com recursos completos, isso torna muito difícil a escolha da melhor proteção contra vírus. Felizmente, listamos alguns dos recursos que você deve procurar quando se perguntar sobre qual o melhor antivírus do mundo:

Baixa manutenção. A melhor coisa do programa de antivírus de hoje é que, depois de configurá-lo, você não terá que fazer muitos trabalhos de manutenção para verificar a integridade do seu computador. Geralmente, você recebe atualizações de status com informações sobre sua máquina; caso ele estiver bem ou não. Se você acha que há algo errado com seu computador que não está refletido na atualização de status, você pode executar manualmente uma verificação completa de todos os seus arquivos. Você também deve verificar se o software está atualizado para obter os melhores recursos de antivírus.

Programas de software livre. Se você está procurando uma maneira mais barata de proteger seu computador, há muitos antivírus eficientes para PC e Mac OS. No entanto, assim como todo material gratuito, suas funcionalidades e recursos são bem limitados em comparação com as versões pagas. Se você quer o melhor antivírus grátis contra vírus somente para uso pessoal, então o software livre pode funcionar para você. Mas se suas necessidades tendem a ser complicadas e você usa seu computador para transações sensíveis, então um software pago com recursos completos será muito mais eficiente, mesmo considerando o melhor antivírus grátis que existe por ai.

Camada extra de segurança. Muitas pessoas acham que ter o melhor software antivírus não é suficiente para afastar malwares perigosos. Na verdade, a melhor proteção contra vírus pode ser usada sozinha ou emparelhada com outros sistemas de segurança, como um firewall. Mas você realmente precisa de uma camada extra de segurança? Depende do uso do seu computador. Se você não navega muito na Web, o melhor software antivírus já fará um bom trabalho ao proteger você (especialmente de pen drives, CDs e DVDs que podem estar infectados). No entanto, se você usar o computador para transações bancárias on-line, correspondência por e-mail e outras atividades confidenciais, um firewall é altamente recomendado junto com outras ferramentas de segurança da Internet.

Varredura em tempo real. Este é um recurso muito útil que já salvou muitos usuários de vírus que foram detectados um pouco tarde demais. O melhor software antivírus escolhido deve ter a verificação em tempo real. Portanto, mesmo que você esteja realizando suas tarefas com o computador, ele será executado apenas em segundo plano e estará sempre à procura de malware.

Varredura de e-mail. Os vírus são facilmente distribuídos por e-mails disfarçados de links e anexos de uma fonte legítima. Se você não for cuidadoso com as coisas em que clicou ou baixou, pode facilmente receber vírus de email e distribuí-los para seus contatos. O melhor antivírus do mundo para Mac OS e Windows monitorará o tráfego de e-mail de entrada e de saída para protegê-lo de anexos de e-mail maliciosos.

Varredura no acesso. Esse recurso antivírus examina os arquivos à medida que você abre, salva e executa arquivos em seu computador. Ele é executado em segundo plano e procura ativamente por novas ameaças, desde que o computador esteja ligado. Essa função acaba por ser muito útil ao impedir que você salve arquivos que possam conter códigos maliciosos.

Varredura por demanda. Ele faz o oposto da opção varredura no acesso - ele examina os arquivos e pastas que você seleciona. Você pode verificá-lo para fazer o scan de discos rígidos, unidades flash e outros dispositivos de armazenamento removíveis antes de copiar os itens armazenados nele.

Verificação agendada. Um recurso conveniente para usuários esquecidos (brincadeira). As verificações agendadas permitem definir a data em que você deseja executar uma verificação completa, rápida ou personalizada. O melhor software antivírus executará isso automaticamente na data definida. Isso é muito útil, especialmente se você quiser verificar periodicamente a integridade do seu computador.

Como pode ver, são muitas funções que um programa de proteção deve desempenhar para garantir a sua segurança. Para saber qual o melhor antivírus do mundo para o seu dia a dia, basta procurar um que ofereça as funções citadas acima.

Tome nota…

Um software antivírus pode tornar o seu computador mais lento, especialmente se você estiver realizando uma verificação completa. Isso também acontece quando você usa outros aplicativos e programas durante a verificação do seu computador.

Se você já tem um software antivírus instalado no seu computador e deseja que um novo antivírus seja executado, certifique-se de desinstalar o antigo primeiro. Seu novo antivírus terá melhor desempenho com isso.

Às vezes, seu novo programa de antivírus pode detectar malwares que o antigo perdeu. Isso ocorre porque a detecção de vírus depende do fornecedor do software, então, talvez seu antivírus antigo não reconheça o malware que o novo antivírus criou. Saber qual o melhor antivírus também é entender como esses programas funcionam.

Por que um software de antivírus é importante?

É parecido com o ato de vacinar seu filho para protegê-lo de doenças mortais e evitar que ele espalhe para outras crianças. Você está basicamente impedindo que muitos programas mal-intencionados causem estragos em seu computador, ou mesmo que se espalhem para outros computadores.

Se você ainda não está convencido, lembre-se de que existem diferentes tipos de programas de malware:

  • Os worms se replicam e diminuem a velocidade do seu computador, depois se espalham para outros computadores por meio de sistemas de segurança fracos (leia-se: computadores sem antivírus).
  • Cavalos de Tróia e keyloggers permitem que um hacker obtenha suas informações pessoais, incluindo senhas.
  • Os programas de spyware monitoram e registram suas atividades, como os sites visitados e o que você fez por lá.
  • Programas adware causam anúncios não solicitados que aparecem de repente e interrompem sua atividade nos websites que você visita.

O pior é que seus computadores não são os únicos dispositivos vulneráveis ​​a vírus, isso porque seus telefones celulares também estão em risco. Manter seus telefones protegidos com a melhor proteção contra vírus para Android e iOS também é fundamental.

Você sabe qual o melhor antivírus do mundo para Android? E o melhor antivírus para iPhone? A resposta não é simples, mas vamos falar um pouco sobre como os vírus se propagam, o que pode te ajudar no momento da dúvida sobre qual o melhor antivírus grátis para celular.

Como um vírus infecta meu computador?

Além da razão mais óbvia, que é por não usar a melhor proteção contra vírus, algumas das formas que os vírus e outras formas de malware fazem o seu caminho para o seu computador são os seguintes:

  • Negligenciando a importância dos firewalls. Não subestime o poder de um firewall! Essa ferramenta impede que hackers e vírus ataquem seu computador pela internet. Como você está lendo nosso texto agora, certamente navega na Internet com muita frequência, por isso sugerimos que você instale um firewall.
  • Abrindo anexos de email suspeitos. Muitos vírus são ocultados por e-mails criados para parecer confiáveis ​​e legítimos. Nunca clique em links, não faça download de anexos ou preencha formulários a menos que você tenha 101% de certeza de que é legítimo.
  • Clicando em pop-ups. Um monte de pop-ups na internet são projetados para induzi-lo a instalar programas nocivos. Se você não for cuidadoso, clicar em um desses pop-ups poderá colocá-lo em risco.
  • Sistema operacional desatualizado. Versões mais recentes de sistemas operacionais, como o Windows 10, são atualizadas automaticamente, mas versões mais antigas não. Se você não quiser expor seu computador a qualquer tipo de malware, atualize seu sistema operacional regularmente.

Essas informações também funcionam quando falamos sobre o melhor antivírus grátis para celulares, já que são praticamente computadores de bolso.

Sintomas de um computador infectado

Se o seu computador estiver desprotegido, fique atento a esses indicadores:

  • O computador está funcionando muito devagar.
  • Programas que aparecem e fecham inesperadamente.
  • Anúncios que aparecem de repente, estejam on-line ou off-line.
  • O computador de repente congela e trava.
  • Existem arquivos duplicados ou mesmo arquivos ausentes.
  • Problemas de hardware e nos acessórios, como a mistura de pixels na tela do computador.

Depois que o computador exibir um ou mais dos sinais mencionados acima, é muito provável que um malware tenha chegado ao seu dispositivo. Instalando o melhor software antivírus que você pode encontrar irá detectar e remover estes vírus antes que possam causar mais danos aos seus arquivos.

Como funciona o melhor antivírus do mundo?

Como mencionei anteriormente, um software antivírus foi projetado para detectar, remover e impedir que vírus infectem seu computador e espalhem sua maldade em outros dispositivos.

Existem três processos de detecção diferentes que o melhor software antivírus usa:

  • Detecção genérica - Funciona identificando programas ou arquivos semelhantes aos tipos de malware conhecidos, como os listados acima.
  • Detecção específica - Funciona procurando por um malware usando um conjunto específico de características.
  • Detecção heurística - Ele funciona procurando por malwares desconhecidos, verificando os programas de computador e as estruturas de arquivos em busca de um comportamento incomum.

Mitos sobre antivírus, desvendados

Mito: Os melhores fornecedores de proteção contra vírus são aqueles que escrevem os vírus para que as pessoas comprem seus produtos.

Fato: Existem milhões de códigos de malware que são criados por, surpresa, criminosos cibernéticos, com o objetivo de ganhar muito mais dinheiro do que os lucros que esses fornecedores poderiam ter. Então a resposta é não. Embora algumas pessoas acreditem nisso, na verdade é apenas uma conspiração.

Mito: O software antivírus gratuito não é bom para proteger seu computador porque você não está pagando por ele.

Fato: O ditado que diz “você recebe o que você paga” é realmente aplicável com este. No entanto, alguns dos softwares antivírus gratuitos disponíveis são realmente bons e suficientes para alguns usuários. Tudo depende do uso do seu computador. Se você não é um usuário barra-pesada e só navega na Internet ocasionalmente, então um software gratuito é suficiente. Por outro lado, se você usar seu computador para transações comerciais e afins, um software pago com recursos completos será o melhor antivírus do mundo para às suas necessidades.

Mito: Mac e dispositivos iOS são imunes a vírus.

Fato: qualquer computador que rode sistemas Mac e Windows é vulnerável a malware, não há exceção. No entanto, o Windows tem a maior base de usuários e, portanto, o mais provável de obter infecções do que os computadores Mac. É o mesmo com os sistemas operacionais móveis. Você ainda deve instalar a melhor proteção contra vírus para Android e iOS, pois independentemente da plataforma em que o dispositivo é executado, ele ainda pode ser infectado por vírus.

O que é um firewall?

Os firewalls soam exatamente como seu nome, exceto pelo fato que não há fogo nenhum. Ele age como um muro de proteção entre seu computador e pessoas ou programas que desejam acessá-lo. Como você sabe, a internet é um tesouro de informações e coisas maravilhosas, mas também é cheia de elementos prejudiciais. Um firewall filtra tudo o que entra e sai da sua rede, dependendo de quão específico você deseja que o filtro seja.

Os firewalls usam três métodos diferentes ao filtrar o tráfego de seu computador / rede:

  • Filtragem de pacotes - pacotes são pequenos pedaços de dados que são enviados entre redes, e estes são filtrados pelo firewall. Pacotes seguros chegam ao seu destino enquanto pacotes inseguros são descartados.
  • Servidor proxy - Um servidor proxy funciona como intermediário entre o seu computador e a Internet. Você envia uma solicitação para obter arquivos, sites e documentos desejados e o servidor proxy e eles o recebem para você.
  • Stateful inspection - Em vez de filtrar o conteúdo de cada pacote, ele compara certas partes do pacote e verifica se é confiável ou não. Os pacotes que não passam por ele são descartados.

Você pode usar um firewall junto com o melhor antivírus para PC ou Mac para uma camada adicional de segurança. Os firewalls não protegem você necessariamente contra vírus, mas evitam o acesso não autorizado ao seu computador. Todas as dicas listadas valem para saber qual o melhor antivírus grátis para iPhone ou melhor antivírus grátis para Android.

Confira nossas análises!

Estamos constantemente revisando e comparando programas antivírus para ajudá-lo a fazer as melhores escolhas em relação à sua segurança digital. Verifique nosso site regularmente para atualizações sobre qual o melhor antivírus grátis, pago (e também o pior, claro). Desde os bons e antigos antivírus até os novos. Analisamos o melhor antivírus grátis para PC, Mac OS, iOS e Android. Por isso, não perca os artigos novos e assine a nossa newsletter.

Comments are closed.