Saiba escolher o melhor antivírus para Windows em 2024

Falar sobre o melhor antivírus para Windows não é tarefa fácil. São tantas as opções disponíveis que apontar um único nome é praticamente impossível. Precisamos lembrar também que o melhor antivirus Windows não vai ser uma unanimidade, então um conhecimento do que queremos também é importante. Sim, são muitas dúvidas, mas hoje vamos falar sobre como escolher os melhores antivirus para Windows – assim você vai conseguir escolher o melhor para você.

Conheça o Malwarebytes aqui
Malwarebytes - O melhor antivírus para Windows

Obtenha Malwarebytes, o melhor software antivírus para proteger seus dispositivos Windows contra vírus ou ataques de malware.

Artigo Atualizado: 17 junho 2024

O melhor antivírus para Windows

Os nomes que selecionamos aqui são resultados de uma série de testes onde os nomes da nossa lista de melhor antivirus Windows são colocados a prova. Diversas soluções são testadas, mas o que colocamos aqui são aqueles capazes de satisfazer boa parte do público. Mas não é apenas isso. No decorrer do texto você vai aprender o que precisa fazer para você mesmo escolher os melhores antivirus para Windows.

A escolha do melhor antivirus Windows

Como prometido, aqui você vai encontrar o que é realmente importante na hora de escolher o melhor antivírus para Windows. Se você precisa escolher alguma opção, basta seguir os critérios abaixo e a suas chances de errar serão muito pequenas. Vamos nessa:

Proteção

Proteção contra malware é o que mais precisamos quando pensamos nos melhores antivirus para Windows. O que vier além disso é bônus. Mas como que descobrimos se um antivírus é eficiente?

melhor antivirus windows

A primeira coisa que precisamos saber é quão perto ele chega de 100% nas taxas de varredura. O cem por cento é um número muito difícil de alcançar, mas o mais próximo disso já ajuda bastante.

Agora sobre a varredura, vamos lembrar que o funcionamento de um antivírus tradicional é bem simples. Ele possui uma lista enorme com todos os vírus conhecidos, quando um desses nomes é encontrado no seu sistema, ele avisa e o coloca em quarentena.

Eficiência em detectar ameaças

Esse é um complemento do tópico sobre proteção. Há o banco de dados com nomes dos vírus já identificados, mas esse banco de dados precisa estar sempre atualizado e a busca do programa precisa ser eficiente. O melhor antivirus Windows precisa fazer isso.

Então esse programa que estamos procurando precisa ser muito bom em fazer esse trabalho de manter esse banco atualizado e ler os arquivos que estão em nosso dispositivo.

Impacto no sistema

Mesmo hoje os usuários temem que o melhor antivírus para Windows vá deixar o seu computador lento. Não culto ninguém. Décadas atrás a opção que tínhamos era colocar o antivírus para fazer uma varredura e sair para dar uma volta, tamanho o impacto no sistema.

Nos deis de hoje, nem precisa pensar nos melhores antivirus para Windows. Praticamente todos estão muito eficientes em executar o seu trabalho, não apenas isso, os computadores estão infinitamente mais rápidos também.

Então, se o impacto no sistema é um temor, podem ficar tranquilos. Mesmo ao fazer uma varredura, o impacto será mínimo, como se nada estivesse acontecendo.

Recursos extra

Antigamente, encontrar o melhor antivirus Windows era só escolher o melhor programa e pronto. Hoje as coisas estão um pouco mais diferentes. As empresas provedoras estão adicionando recursos para que você escolha ELA ao invés da concorrência. Isso é bom, pois acabam oferecendo uma série de programas muito úteis.

Quando eu falo úteis, estou falando de coisas como VPN, Gerenciador de Senhas, Backup na nuvem e muitos outros. No final das contas, estou falando de uma grande economia que você consegue fazer simplesmente escolhendo o melhor antivírus para Windows que melhor oferece o que você precisa. Como eu disse: cada um oferece algo para atrair o seu dinheiro. E isso é ótimo.

Usabilidade

Não é porque os melhores antivirus para Windows oferece recursos mil que ele vai ser complicado de usar. Por isso esse é um ponto tão importante. Outra: não é que o software é sofisticado que pessoas com pouca experiência sintam dificuldade de usar.

melhores antivirus para windows

Todos os nomes da minha lista de melhor antivirus Windows são super fáceis de utilizar. Não importa se você é um expert em tecnologia ou uma pessoa com poucas habilidades. Então, quando você for procurar o seu melhor antivírus para Windows, fique atento em quão fácil de usar ele é.

Preço

Um fator muito importante para todo mundo. Eu disse acima que os melhores antivirus para Windows vai ser aquele que melhor oferece um equilíbrio entre todos os pontos que estou mostrando aqui. Mas tudo isso precisa ser feito dentro de um limite: o preço.

Então, o melhor antivirus Windows precisa fazer muito – custando um valor razoável. Para a sua sorte (e muitas horas de pesquisas aqui), você pode ter uma boa ideia de preços dando uma olhada nos antivírus que recomendo aqui. Como quase todo serviço digital, você faz uma assinatura. E quanto mais longo o seu plano com o provedor, menor o valor que se paga mensalmente.

A minha sugestão para otimizar o seu dinheiro é testar os nomes que sugeri aqui. Praticamente todos oferecem um período de testes, então você pode experimentar o que há de melhor antivírus para Windows e só depois tomar a sua decisão.

Atendimento ao consumidor

Vamos se sinceros aqui. Mesmo se falando dos melhores antivirus para Windows, é importante lembrar que problemas acontecem e precisamos ter para onde correr e pedir ajuda. O atendimento ao consumidor é muito importante em situações como essa – mas esse atendimento também varia de empresa para empresa.

Os nomes da nossa lista de melhor antivirus Windows conseguem oferecer um atendimento eficiente para seus consumidores, mas alguns conseguem oferecer mais.

De uma forma bem geral, você consumidor terá acesso ao atendimento via e-mail, chat e um longo FAQ (onde seu problema já deve ter sido resolvido por outro usuário). Alguns provedores conseguem oferecer atendimento telefônico – mas esse se encontra apenas nos serviços com preço mais elevado.

Experimente o Malwarebytes

Por que você deveria utilizar um antivírus?

Vamos nos lembrar que procurar utilizar o melhor antivírus para Windows é uma questão de sobrevivência quando pensamos na nossa vida digital. Existem milhares de pragas soltas pela web, pragas essas que podem nos trazer muitos problemas. Quando falo desses problemas, falo de problemas em programas até roubo de arquivos e informações sensíveis como dados bancários e contas de e-mail.

antivírus para windows

Procurar utilizar os melhores antivirus para Windows é se precaver contra todos esses problemas e viver a sua vida digital com mais tranquilidade. E outra: estamos falando do Windows, o sistema operacional mais utilizado e também o mais visado por hackers e criminosos.

Antivírus gratuitos e proteção básica

Sim, quando pensamos em proteção gratuita, estamos falando de coisa básica – o simples do simples. Não há muitos recursos, sem falar nas limitações claras. Uma coisa é você pensar em um serviço que possui investimento para desenvolvimento e pesquisa… e outro que apenas lucra com propaganda dentro do software.

Em situações em que o usuário pode escolher, uma solução paga é sem sombra de dúvida a que deve ser abraçada. Vamos lembrar que além do melhor antivirus Windows, você vai estar utilizando programas agregados, como VPN, Gerenciador de Senhas, etc.

Se havia algum tipo de dúvida contra o melhor antivírus para Windows, os bônus que são oferecidos mudam isso completamente.

Como configurar um antivírus na sua máquina

Quando pensamos em antivírus e demais programas, pode soar que estamos falando de algo difícil de usar, mas você vai ver que é muito simples. Vou colocar um passo a passo do que você precisa fazer para ter os melhores antivirus para Windows fazendo varredura no seu computador.

  1. Você precisa escolher um provedor, vamos imaginar que você escolheu o Malwarebytes – antivírus com a melhor avaliação em nosso site.
  2. Vá até o site e faça o seu cadastro. Escolha o plano com os recursos que você mais precisa.
  3. Feito isso vá até a área de download e baixe o arquivo para o seu computador.
  4. Instale o antivírus.
  5. Com ele instalado, faça uma varredura inicial – pode ser que o programa encontre algo já nessa primeira busca.
  6. Pronto, o melhor antivirus Windows está instalado no seu computador. Configurações mais complexas podem ser feitas – e o site oficial e FAQ explica tudo.

Experimente o Malwarebytes

Conclusão

Chegamos ao fim de toda essa ideia de como escolher os melhores antivirus para Windows para suas necessidades. Como eu disse, os que eu sugeri aqui são um ótimo começo. Todos são muito eficientes em suas propostas, somando os bônus que cada um oferece. O mais importante é você escolher um e começar a usar assim que puder.

Fico torcendo aqui para que você tenha aprendido algo, que leve algo de bom dessas informações. Fico torcendo também para que você não precise ficar procurando por ai por termos como “melhores apps para windows”, “qual o melhor antivirus para windows” ou mesmo “melhores antivirus windows”.

Em caso de dúvida, lembre-se que o melhor antivirus Windows avaliado em nosso site é o Malwarebytes.

luiz

Os amigos de Luiz acham que ele é excêntrico, mas seus colegas de equipe o consideram incrível! Com formação em Ciência da Computação e uma paixão pelo conhecimento, ele se esforça para se tornar o mais hábil conhecedor da Internet, buscando se familiarizar com uma infinidade de temas. Sua expertise na área é complementada por sua função como Técnico de segurança cibernética habilidoso. Para qualquer dúvida ou oportunidade de colaboração, você pode entrar em contato com Luiz pelo e-mail luiz@privacyonline.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br