VPN vs Smart DNS – Qual é a melhor solução em 2024

Começamos a receber perguntas sobre VPN vs Smart DNS. São usuários perguntando sobre qual é a melhor solução dentro de uma série de cenários. Vimos a chance de entrar em detalhes sobre as duas tecnologias e sanar a dúvida que pode ser de muito mais gente.

No final das contas, qual é a melhor opção entre VPN e Smart DNS para o seu dia a dia?

Experimente Agora
A melhor ferramenta para suas atividades online, ExpressVPN - Economize 49%

Na dúvida entre VPN vs Smart DNS você pode utilizar uma VPN de alta qualidade sem pagar nada. Experimente a ExpressVPN hoje mesmo, ganhe mais três meses de presente na assinatura de um ano mais a garantia de dinheiro de volta de 30 dias

Artigo Atualizado: 26 fevereiro 2024

O que é uma VPN?

Como estamos falando de uma tecnologia que ainda gera dúvida para algumas pessoas. Mas isso não será mais um problema para vocês. Confira em detalhes o que é uma VPN e o que ela é capaz de fazer.

Definição e como ela funciona

Quando pensamos em uma VPN, precisamos visualizar uma grande rede de servidores espalhados pelo mundo. E depois de contratar uma VPN, nós podemos utilizar esses servidores para “mascarar” o nosso IP. Ao se conectar a esses servidores, passamos a usar o IP deles. É assim que conseguimos acessar conteúdos restritos de outros países. Isso e muito mais.

É preciso abordar a questão segurança e privacidade. Nessa conversa Smart DNS vs VPN, vale lembrar que um servidor VPN passa a ser um tipo de filtro do nosso dispositivo com o mundo. Tudo passa pelo servidor VPN – e esses contam com as maiores e melhores seguranças disponíveis atualmente.

Em um mundo com cada vez mais online (e com menos privacidade), o assunto VPN ou Smart DNS é realmente necessário.

VPN e Smart DNS

Vantagens e desvantagens de utilizar uma VPN

Um ponto que vale muito a pena ser explorado nessa conversa Smart DNS e VPN é colocar ambas contra a parede e analisar o que ambas têm de bom e ruim. Sobre a VPN, podemos colocar da seguinte forma:

Vantagens da VPN:

  • Permite o uso de torrents
  • Vence qualquer imposição do seu provedor de internet
  • Trás consigo funções além da ferramenta base
  • Vence a maioria dos bloqueios sem dificuldade
  • Excelente trabalho relacionado a segurança e privacidade.

Desvantagens da VPN

  • Requer instalação de software para funcionar
  • As assinaturas costumam ter um custo elevado
  • A velocidade cai um pouco devido ao trabalho necessário para a criptografia

Tipos de protocolos VPN

Estamos falando de uma tecnologia que utiliza de muitas ferramentas para funcionar. Ferramentas que são muito sofisticadas e que sempre trazem novidades. O VPN e Smart DNS pede esse tipo de detalhe. Vamos ver:

  • Lightway
  • L2TP
  • VPN IPsec
  • OpenVPN
  • IKEv2
  • PPTP
  • WireGuard
  • SSTP

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até março 2024)

O que é uma Smart DNS?

Na discussão VPN vs Smart DNS, estamos agora diante de uma tecnologia que combina a tradicional DNS com qualidades de um servidor Proxy. É uma união que trás algum benefício para seus usuários.

Um ponto que não pode ser ignorado é a necessidade de nós, usuários, de conseguirmos acessar conteúdo até então bloqueado para nós (leia-se: conteúdo de outros países). Mas como será que uma Smart DNS realmente funciona na prática?

Definição e como ela funciona

Na prática, ao utilizar um Smart DNS você está roteando sua conexão por um servidor DNS através de um servidor Proxy. De forma resumida, você tem dois servidores trabalhando juntos para que você acesse informações de um site – como acessar um site que é bloqueado no seu país.

Como consequência, você consegue de uma forma muito rápida e simples, acessar um site até então bloqueado. De fato, temos velocidades altíssimas. Mas é apenas isso. Saiba que na conversa Smart DNS vs VPN ainda é necessário mostrar as vantagens de um e do outro.

Smart DNS vs VPN

Vantagens e desvantagens de utilizar uma smart DNS

Apesar de muitos usuários as classificarem como iguais, aqui vamos ver de forma clara a diferença entre VPN e Smart DNS. A diferença não está nos detalhes, mas bem clara aos olhos:

Vantagens da Smart DNS

  • Velocidades muito altas
  • Mais barata do que muitas VPNs
  • Fácil de configurar
  • Compatibilidade muito alta

Desvantagens da Smart DNS

  • Não possui proteção online
  • O seu IP fica exposto
  • Não consegue escapar ou passar por cima da censura

Comparação Smart DNS vs VPN

Apesar do uso ser parecido, uma comparação Smart DNS VPN se mostra muito acertada para mostrar os detalhes. É ai que precisamos atuar, já que de imediato ambas as soluções conseguem fazer “quase” a mesma coisa.

Bom, vamos ver como se comportam as duas nessa disputa VPN e Smart DNS.

Segurança

Esse é um ponto mais fácil de abordar, já que a diferença é bem grande. Quando olhamos para a comparação Smart DNS vs VPN, a primeira se destaca por ter muita segurança, e a segunda, praticamente nenhuma.

Enquanto uma VPN nasceu com segurança e privacidade como seus alicerces, a Smart DNS, não. Por isso, se a segurança for uma prioridade para você (e deve sempre ser), opte por utilizar uma VPN.

Smart DNS VPN

Velocidade

Temos aqui um ponto em que ambas conseguem ser mais competitivas. Por sua estrutura, uma VPN precisa de um “espaço para trabalhar”. Esse espaço varia entre 10 e 20% da banda de internet. No lado da Smart DNS, esse valor é menor, pois ela não precisa fazer nenhum trabalho de criptografia.

Na disputa VPN vs Smart DNS, a segunda aqui se sai vencedora, já que em números brutos, a sua velocidade consegue ser em média 10% melhor do que a de uma VPN.

Facilidade de uso

Aqui temos mais uma diferença marginal na disputa VPN e Smart DNS. Ambas são muito fáceis de utilizar, mas a VPN possui mais opções em seu software. Vamos lembrar que inicialmente simples de usar, se você entrar nas configurações, encontra muita coisa para fazer e melhorar a sua experiência.

Por outro lado, a Smart DNS possui menos opções e, consequentemente, uma experiência mais enxuta. Se pensarmos unicamente na facilidade de uso na batalha Smart DNS vs VPN, a segunda sai vencedora.

Preço

O ponto que acaba por ser o mais importante para muita gente. Seguimos aqui com a nossa ideia de abraçar apenas o tópico da vez na disputa VPN vs Smart DNS, sem entrar em detalhes/motivos sobre o preço do serviço.

Se compararmos preços unicamente, uma Smart DNS consegue ser mais barata. No final das contas, o que ela nos oferece é uma solução simples e o preço respeita isso.

Quando pensamos no preço da VPN, precisamos só levar uma coisa em consideração: existem diversos níveis de VPN. Das gratuitas até outras que possuem uma mensalidade elevada. Vamos focar nessas últimas, já que são as que recomendamos aqui.

Diante isso, na competição VPN e Smart DNS, a segunda possui um preço mais em conta, sendo assim, a mais barata.

Tabela de resumo

CHARACTERISTICAS VPN Smart DNS
Segurança e privacidade Vencedor Perdedor
Velocidade Perdedor Vencedor
Facilidade de uso Vencedor Perdedor
Custo Perdedor Vencedor

Ir a ExpressVPN
49% de desconto + 3 Meses GRÁTIS (Válido até março 2024)

Quem deveria utilizar uma VPN

Uma VPN oferece uma enorme quantidade de benefícios para o usuário. Vamos lembrar que essa tecnologia foi idealizada para que grandes empresas conseguissem fazer com que seus funcionários tivessem segurança ao trabalhar online.

Então vamos listar o que você consegue utilizando uma VPN:

  • Segurança e privacidade vêm ambas em primeiro lugar
  • Você passa a ter acesso a conteúdo até então bloqueado de outros países
  • Capacidade de acesso em praticamente todo o mundo
  • Utilize Wi-Fi em qualquer lugar com total segurança e tranquilidade
  • Mude o seu endereço IP com facilidade

Quem deveria utilizar uma Smart DNS

Como foi dito no início, na disputa Smart DNS vs VPN, quem opta pela segunda opção está focado basicamente em velocidade e zero burocracia – e mais nada.

Vamos dar uma olhada se uma Smart DNS é para você:

  • Se você precisa de velocidade alta
  • Pagar um preço menor do que é pago por uma VPN
  • Fácil de configurar

Perguntas frequentes

Mesmo com tudo o que foi dito, algumas dúvidas da disputa VPN vs Smart DNS podem ter ficado para trás. Vamos dar uma olhada e sanar todas as dúvidas possíveis:

Uma Smart DNS é melhor para usar com Netflix?

Não. Como estamos falando de um sistema que trabalha para camuflar o seu país, é esperado que ele seja bom para usar a Netflix. Porém, a Netflix também está ativa patrulhando servidores que fazem esse trabalho.

É de conhecimento que uma boa VPN é capaz de desbloquear a Netflix e de sempre atualizar seus servidores. Por isso, ela é melhor nessa disputa VPN e Smart DNS.

Utilizar Smart DNS muda o seu IP?

Não. Há um trabalho que ajuda camuflar o seu IP, mas não o mudar. Se você deseja isso, uma VPN será a sua melhor opção, já que é uma das suas características.

A Smart DNS é melhor que uma VPN?

No final das contas, não. Enquanto a capacidade de uma Smart DNS é apenas de camuflar o IP do usuário, o poder de uma VPN vai muito além. A criptografia e toda a proteção de privacidade e segurança do usuário é o que realmente colocar a VPN na frente nessa conversa sobre Smart DNS vs VPN.

Eu posso utilizar uma VPN e uma Smart DNS ao mesmo tempo?

Não. Quando pensamos na disputa VPN vs Smart DNS, precisamos deixar claro que elas são incompatíveis de se utilizar ao mesmo tempo. Mesmo que você esteja com ambas ativadas, a criptografia e funcionamento da VPN vai sobrepor a Smart DNS.

Uma Smart DNS é como uma proxy?

Não. Uma Smart DNS acaba por ser uma combinação da tecnologia DNS e a tecnologia proxy. No final das contas, ambos são utilizados para camuflar a sua localização. Uma comparação mais justa é realmente VPN Smart DNS.

Conclusão de VPN e Smart DNS

Hoje você aprendeu toda as diferenças que existem no Smart DNS vs VPN. Apesar de inicialmente parecerem semelhantes, estamos falando de ferramentas diferentes. Existe a agilidade e simplicidade da Smart DNS, porém, ela pode deixar muitos usuários frustrados por algo que ela não faz. Aí está parte da confusão.

Felizmente, hoje você aprendeu que estamos falando de tecnologias diferentes, sendo a VPN mais completa e confiável para o dia a dia online dos usuários. Na corrida VPN vs Smart DNS, hoje você consegue tomar a melhor decisão para o que precisa.

E como vocês estão no tema Smart DNS ou VPN você esteja em busca de uma solução para se proteger online, não deixe de experimentar a ExpressVPN, a VPN com melhor avaliação em nosso site com 30 dias para usar de graça.

luiz

Os amigos de Luiz acham que ele é excêntrico, mas seus colegas de equipe o consideram incrível! Com formação em Ciência da Computação e uma paixão pelo conhecimento, ele se esforça para se tornar o mais hábil conhecedor da Internet, buscando se familiarizar com uma infinidade de temas. Sua expertise na área é complementada por sua função como Técnico de segurança cibernética habilidoso. Para qualquer dúvida ou oportunidade de colaboração, você pode entrar em contato com Luiz pelo e-mail luiz@privacyonline.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br