Qual o melhor gerenciador de senhas e como eles funcionam?

Em busca de saber qual o melhor gerenciador de senhas do mercado? Te parabenizo por simplesmente começar. Em tempos que toda a nossa informação está online, onde utilizamos centenas de serviços digitais, procurar saber o que é gerenciador de senhas é uma necessidade. Você já deve ter percebido que suas senhas são parecidas – ou mesmo fracas. Que é realmente complexo criar senhas longas e fortes para tudo o que precisamos. Por isso vou explicar em detalhes o que é, e também se um gerenciador de senhas é seguro. Vamos!

Experimente o Dashlane agora
Dashlane: um gerenciador de senhas completo

O Dashlane oferece todos os recursos certos para um melhor gerenciador de senhas. Organize todas as suas senhas de forma eficiente em apenas um clique. Tente agora!

Artigo Atualizado: 23 maio 2022

O que é um gerenciador de senhas?

Algo importante na discussão sobre qual o melhor gerenciador de senhas é saber o que é gerenciador de senhas e o que ele faz. Estamos falando de um programa (ou aplicativo para dispositivos móveis) capaz de fazer a gestão de todos os sites e aplicativos que você precisa e associar login e senha em todos eles. Parece bacana, não é?

qual o melhor gerenciador de senhas

Posso afirmar que além de bacana, é efetivo. Saber o que é gerenciador de senhas é utilizar uma ferramenta como essa para elevar o seu uso da internet para o próximo nível no que diz respeito a segurança. Se você acha que a pergunta para o que é um gerenciador de senhas se resume a isso, fique tranquilo. Tem mais.

Experimente o Dashlane

Quais são os benefícios de um gerenciador de senhas?

Adiantei um pouco sobre se um gerenciador de senhas é seguro e o que é um gerenciador de senhas. Vamos falar agora sobre os reais benefícios e saber se um gerenciador de senhas é seguro.

Não é necessário memorizar todas as suas senhas

Parece algo distante, mas é uma coisa ao saber quando aprendemos o que é gerenciador de senhas. Acaba-se o ato de escrever senhas ou memorizá-las sempre que necessário. Elas estão salvas em um programa e vão estar prontas sempre que você precisar. Basta entrar no site e ela vai preencher o espaço automaticamente.

Geração automática de senhas seguras

Quando eu procurei saber qual o melhor gerenciador de senhas, o meu grande problema eram as senhas fracas e repetitivas. Como eu me livraria delas? Um caderno ou bloco de notas estava fora de questão. Quando vi o que um gerenciador de senhas é capaz de fazer, comprei a ideia de imediato. Senhas longas, complexas e distintas uma das outras. É o que eu chamo de segurança máxima.

Alerta contra sites de phishing

É muito comum criminosos desenvolverem sites que são réplicas exatas de sites de bancos ou serviços essenciais. Muita gente perde dinheiro com isso. A questão aqui é que o aplicativo imediatamente reconhece esse tipo de site como falsificado (por ter o login e senha linkado com o site oficial). Então, suas chances de cair em uma dessas cai drasticamente.

Uma ajuda para sua família em caso de morte

Precisamos falar de tudo, não é? Saber o que é gerenciador de senhas tem dessas coisas. Mas esse tipo de programa armazena todos os seus logins e senhas. Então, em caso de doença, você pode designar suas credenciais para uma pessoa e ela terá acesso a tudo.

Economia de tempo

mais uma vantagem que precisa ser lembrada. Ao saber se o gerenciador de senhas é seguro, você economiza tempo por não precisar mais digitar senhas nos sites que frequenta. E não apenas isso, você será capaz de autocompletar até mesmo endereço, número de telefone e cartão de crédito (em um site de compras). Claro, tudo com a sua autorização. É a tradicional função de autocompletar, só que mais inteligente.

Sincronização em diferentes sistemas operacionais

Não se preocupe se você utiliza diferentes sistemas, há versões para todos eles e a sincronia é garantida. O que é um gerenciador de senhas sem realmente te ajudar?

Proteção para sua identidade

Antes de saber qual o melhor gerenciador de senhas, eu utilizava uma variação pequena para todos os sites e serviços que eu utilizava. Depois que comecei a utilizar e aprender o que um gerenciador de senhas realmente faz, eu me sinto mais seguro. Antes disso, se alguém descobrisse uma senha minha, eu estaria com sérios problemas – pois era praticamente acesso garantido em todos os meus e-mails e redes sociais. Agora que sei o que um gerenciador de senha faz, estou tranquilo.

Experimente o Dashlane

O gerenciador de senhas é seguro?

Ao procurar saber se o gerenciador de senhas é seguro, você acaba descobrindo como eles funcionam em caso de problemas. E se um criminoso cibernético conseguir invadir os sistemas da empresa e sequestrar todos os dados? Descobri que se isso acontecer, o usuário não vai ter problemas.

o que é um gerenciador de senhas

Pesquisando para entender o que é gerenciador de senhas, descobri que eles utilizam criptografia de nível militar para armazenar as senhas. No caso, quem tem o poder de altera as senhas é apenas o usuário. O próprio gerenciador não tem esse poder. Mais uma vez a criptografia salva o dia.

Os melhores gerenciadores de senhas

Estou sempre reforçando a mensagem sobre se o gerenciador de senhas é seguro mesmo. Chegou o momento de entregar alguns nomes para vocês aí, afoitos. Acabamos testando diversos deles para entender qual o melhor gerenciador de senhas e assim poder afirmar algo com mais precisão.

Sem mais delongas, confira abaixo nossa lista para saber qual o melhor gerenciador de senhas. Lembrando que os resultados são de acordo com nosso processo de análise.

Como os gerenciadores geram senhas fortes

Não chega a ser algo fundamental com relação a o que é gerenciador de senhas, mas entender como funciona é sempre importante. Quando pessoas criam senhas, elas geralmente utilizam informações que são relevantes para ela de alguma forma. Nomes, palavras, números e símbolos. Ao procurar saber o que é um gerenciador de senhas e como ele funciona, lembramos de como máquinas são eficientes em compor senhas longas e que não fazem o menor sentido para ninguém.

Aprender se o gerenciador de senhas é seguro é lembrar que passaremos a utilizar senhas longas (muito longas) e fortemente seguras para o nosso dia a dia. Senhas que não seriamos capazes de lembrar, tamanha complexidade. Reforço que essas senhas são administradas por uma senha master que apenas você, usuário, tem acesso. Para garantir que o gerenciador de senhas é seguro, nem mesmo eles têm acesso a essa senha.

Qual o melhor gerenciador de senhas: tipos

Ao procurar por o que é um gerenciador de senhas, encontramos diferentes tipos para o nosso dia a dia. Cabe ao usuário escolher qual deles melhor se encaixa nas suas práticas – ou usar todos eles de acordo com a necessidade. Vamos dar uma olhada para preencher ainda mais suas dúvidas sobre o que é gerenciador de senhas.

o que é gerenciador de senhas

Desktop

Ao saber o que é um gerenciador de senhas para desktop, precisamos levar em consideração o nível de privacidade e segurança que você deseja. O que temos aqui é uma forma de manter as senhas salvas no seu desktop e em nenhum outro lugar. Isso significa que, se o seu dispositivo for roubado, você perde todas as senhas. Algumas pessoas escolhem essa modalidade com receio de manter todas as suas senhas “na rede de alguém”. Pessoalmente considero essa uma opção desastrosa.

Claro, vale entender que o que é um gerenciador de senhas para desktop também funciona em um formato misto. Você pode manter sua “caixa de senhas” em diferentes dispositivos, e elas acabam sincronizando pela internet. Uma opção mais realista e segura a meu ver.

Baseado na nuvem

Nessa categoria, os seus dados (suas senhas) ficam armazenados de forma criptografada na rede do provedor do serviço. A pesquisa sobre se os gerenciador de senhas é seguro se mostra importante aqui pois, suas senhas vão ficar armazenadas lá…, mas e se acontecer algum problema? O provedor de serviço é responsável pela segurança das suas senhas.

O grande ponto em saber o que é um gerenciador de senhas é que mesmo em caso de problemas, suas senhas ficam criptografadas. Mesmo que alguém tome controle de toda a rede do provedor, não terá acesso as senhas.

Ao se perguntar o que é um gerenciador de senhas, você descobre que a opção baseada em nuvem é a mais interessante. Você tem segurança e consegue utilizar seu gerenciador de senhas em qualquer dispositivo sem problemas.

Autenticação única

Mais focada em ambientes corporativos, a autenticação única (Single sign-on ou SSO), é um tipo de autenticação que permite logins com um único ID. Funciona como um passaporte quando viajamos. Ele é mais utilizado no meio corporativo basicamente por ser mais simples de lidar com problemas por parte da turma de TI. Procurar saber qual o melhor gerenciador de senhas te faz descobrir essas coisas.

Experimente o Dashlane

Boas práticas com suas senhas

Não reutilize senhas: algo que você aprendeu na busca por o que é um gerenciador de senhas é que não devemos reutilizar senhas. Elas são únicas e precisam ser complexas. O gerenciador faz isso para você automaticamente.

Crie senhas complexas: ao procurar saber se gerenciador de senhas é seguro você aprendeu que senhas longas, com letras e números, maiúsculas e minúsculas é o ideal. O gerenciador vai fazer isso para você, mas em todo caso, lembre-se disso.

Vale reforçar a ideia de que a sua senha master precisa ser complexa – e ao mesmo tempo fazer sentido para que você não se esqueça dela. Fuja do óbvio. Pense em misturas de coisas importantes com números quebrando a linearidade e o sentido.

Utilize frases prontas: algo que eu gosto muito de fazer é criar frases prontas, mas quebradas. Algo como “tiro de canhao meta quinze”, tudo junto. Ou mesmo “o que é gerenciador de senhas marte”. Não faz sentido, mas é fácil de lembrar. Procure algo que faça sentido para você. “Me deixe entrar” já foi muito utilizada, então não funciona mais nesse mundo em que procuramos saber qual o melhor gerenciador de senhas.

Autenticação de dois fatores: é algo que você já deveria estar fazendo antes de ler esse texto sobre se os gerenciador de senhas é seguro. Não apenas o seu gerenciador de senhas, mas o próprio Google oferece um app para autenticação de dois fatores. Isso significa que ao tentar acessar algum site/serviço/app, você coloca a senha, mas terá que colocar uma segunda senha de autenticação – liberada pelo app.

gerenciador de senhas é seguro

Dicas sobre qual o melhor gerenciador de senhas

  1. Pense bem antes de utilizar um serviço gratuito de gerenciamento de senhas. Vamos lá, são suas senhas. Algumas empresas grandes oferecem degustações com limitações, mas são outra categoria. Fique atento onde você vai se meter.
  2. SE você procura saber o que é gerenciador de senhas para a sua empresa, vale propor uma política de utilização de senhas. Isso vai ajudar (muito) a evitar problemas facilmente evitáveis. Melhor se adiantar do que ter dor de cabeça depois.

Experimente o Dashlane

Qual o melhor gerenciador de senhas: conclusão

Nesse trabalho para descobrir o que é gerenciador de senhas, você aprendeu não apenas nomes interessantes para começar a usar, mas também algumas práticas que vão garantir uma vida online mais tranquila. Eu confirmo: depois de aprender o que é um gerenciador de senhas, a minha vida nunca mais foi a mesma.

Hoje eu tenho plena segurança nos dispositivos e serviços. Sei que não terei problemas. A minha vida online ficou muito mais tranquila.

Fico na torcida para que tenha sido útil para você essa explicação sobre qual o melhor gerenciador de senhas. Que você não precise procurar por termos como, “qual o melhor gerenciador de senhas”, “o que é um gerenciador de senhas”, “o que é gerenciador de senhas”, “gerenciador de senhas é seguro”, “como acessar o gerenciador de senhas”, “como acessar gerenciador de senhas”, “como encontrar o gerenciador de senhas”, “o que é gerenciador de senhas”, “como usar gerenciador de senhas” ou “mesmo como abrir o gerenciador de senhas”. Estou na torcida.

Meus amigos acham que sou louco, mas meus colegas de equipe acham que sou incrível! Estou com o objetivo de ser o melhor conhecedor da Internet e conhecer o máximo de coisas possíveis. Servidor VPN, conexões criptografadas, kill switch, P2P, PPTP, etc. Jogue qualquer coisa em mim e eu pesquisarei – caso eu ainda não saiba! Porque eu já acumulei um conhecimento extenso, durante anos de trabalho no setor de TI.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br