Melhor gerenciador de senhas do Windows em 2024

Você já se perguntou se precisa de um gerenciador de senhas do Windows? A pergunta pode não estar na ponta da língua, mas esse é o tipo de software que está cada vez mais na moda. Existem vários motivos para isso, sendo que um gerenciamento de senhas Windows vão te ajudar não apenas a organizar suas senhas, mas a criar e salvá-las em todos os seus dispositivos.

Se você ainda não conhece um gerenciador de senhas Windows, vamos entender o que esse programa faz e como ele pode ser útil no seu dia a dia.

Baixe o 1Password aqui
1Password: gerenciador de senha com eficácia máxima

O 1Password é a ferramenta ideal para quem deseja ter segurança e facilidade em cada uma das centenas senhas que gerencia. Organize tudo com um clique.

Artigo Atualizado: 26 fevereiro 2024

O melhor gerenciador de senhas do Windows

Antes de fazer a nossa recomendação, gostamos de testar vários softwares diferentes para ai sim apontar o dedo e afirmar que aquele é o melhor gerenciamento de senhas Windows. Mas muitos deles conseguem ser muito eficientes no que se propõe. Assim, não vou afirmar de cara o melhor Gerenciador de Senhas Windows 10, mas vários nomes que podem servir muito bem para o usuário. Confira os nomes:

Como escolher um gerenciador de senhas do Windows

Claro, não vou apenas mostrar nomes e chamar esses programas de gerenciador de senhas Windows 10. Há um processo. E diante disso, gostaria de compartilhar com vocês leitores quais as etapas que precisamos cumprir para dar uma boa nota (e uma recomendação) para um gerenciamento de senhas Windows.

gerenciador de senhas windows

Com essas informações não apenas consigo organizar a minha busca pelo melhor gerenciador de senhas do Windows, mas você também vai poder avaliar se o software é bom para você. Então vamos dar uma olhada em como isso funciona. Como fazer para classificar um bom gerenciamento de senhas Windows.

Segurança

Vamos lembrar que um gerenciador de senhas é algo muito sério. Nele ficam guardadas todas as suas senhas – em praticamente todos os seus dispositivos. Diante disso a segurança de um gerenciador de senhas Windows 10 deve ser prioridade. Mas é fácil de saber se o gerenciador de senhas do Windows é realmente seguro.

Programas desse tipo utilizam criptografia do mesmo nível que bancos, o que por si só é um ótimo sinal. Autenticação de dois fatores é algo imprescindível ao tempo que protocolos de conhecimento zero são essenciais. Para quem não conhece, um bom gerenciamento de senhas Windows utiliza conhecimento zero para garantia que ninguém dentro da empresa/serviço tenha acesso as suas informações/senhas. O gerenciador de senhas Windows 10 é apenas uma ferramenta oferecida para você utilizar. Nada mais.

Esses processos garantem que o gerenciador de senhas do Windows seja seguro para o seu dia a dia.

Compatibilidade

Vamos lembrar que ao utilizar um gerenciamento de senhas Windows, vamos acabar utilizando-o em outros dispositivos (imagine um desktop + laptop) ou como o meu caso em que chego a utilizar três laptops. A compatibilidade do gerenciador de senhas Windows 10 é muito importante, já que garante o seu uso em diferentes dispositivos – incluindo aí diferentes sistemas.

As empresas e desenvolvedores sabem que estamos conectados através de diferentes dispositivos. Por isso, são capazes de oferecer o gerenciador de senhas do Windows para telefones Android, iOS, dispositivos Apple, etc.

Por isso que o mesmo programa que você utiliza no seu desktop Windows vai trocar informações com seu laptop macOS e o seu telefone Android.

Facilidade de uso

Qualquer software com foco no grande público precisa ser fácil de usar, com o gerenciador de senhas Windows 10 não poderia ser diferente. Estamos falando de um programa que vamos utilizar todos os dias, a todo momento que precisarmos entrar em um site/serviço que precise de senhas.

A forma como esse programa cria suas senhas, a forma como ele se integra com navegadores, tudo contribui para que a facilidade de uso seja uma realidade. Cada um dos gerenciamento de senhas Windows citados aqui cumprem esse requisito. Se você começar a utilizar um programa que não é fácil de usar, recomendo começar a utilizar outro.

Assistência ao consumidor

Quando pensamos em programas e serviços que lidam com informações sensíveis, é muito importante que consigamos informações caso problemas ocorram. Com um gerenciador de senhas do Windows não é diferente.

A grande maioria dos programas oferece um longo FAQ com as perguntas mais frequentes para uma resposta imediata. Muitas vezes esses FAQ são eficientes, mas os problemas podem ser mais sérios e precisar de auxílio especializado.

Fico satisfeito em avisar que todo gerenciador de senhas Windows 10 que recomendo aqui possui chat ao vivo, e-mail de contato (e em alguns casos até telefone) para o consumidor não ficar na mão.

As repostas desses e-mails e chats varia, mas no final das contas, eu consegui atendimento e eles foram muito eficientes. Então, caso você tenha problema com o gerenciamento de senhas Windows, haverá uma pessoa do outro lado para te ajudar.

Recursos extra

Os recursos extra não poderiam faltar no gerenciador de senhas do Windows. Vamos lembrar que muitas empresas estão adicionando funcionalidades às suas ferramentas para agregar valor ao usuário. No caso de um gerenciador de senhas Windows 10, recursos que costumam aparecer são Monitoramento da Dark Web – que sinaliza se uma senha foi corrompida e vazada – e até mesmo uma VPN muito funcional.

Analisar e colocar na mesa os recursos oferecidos pelo gerenciador de senhas Windows 10 são sempre algo interessante. É você fazendo o seu dinheiro valer mais. Só fique atento se os recursos extra oferecidos são algo que realmente têm importância/relevância para você.

Valor do gerenciamento de senhas Windows

Nenhum gerenciador de senhas do Windows que indico aqui possui um preço muito elevado. Como outras soluções atuais, eles funcionam no modelo de assinatura. Quando mais longo o plano escolhido, mais barato é o valor mensal.

Um outro ponto que considero muito positivo ao pensar nesses nomes de gerenciador de senhas é que você costuma ter duas opções para começar a usá-los: 1. Um período de testes onde você pode avaliar o serviço em totalidade. 2. A garantia de dinheiro de volta, isso permite você experimentar o software por um tempo e tomar a sua decisão. Caso ele não atenda suas expectativas, basta solicitar o seu dinheiro de volta sem burocracia.

Experimente o 1Password

Porque utilizar um gerenciamento de senhas Windows

O uso de uma ferramenta como um gerenciador de senhas do Windows é muito pertinente. Se a sua vida até então não contava com uma ferramenta dessas, porque, do nada, começar a utilizar um gerenciador de senhas Windows 10?

A grande questão é a facilidade e a segurança extra que um software desse tipo traz para a sua vida. Vou pontuar os pontos que acho mais interessante:

Criação de senhas fortes

Eu sou o tipo de pessoa que antes de utilizar um gerenciador de senhas Windows 10 guardava as senhas na minha cabeça. Como consequência disso, minhas senhas eram limitadas e curtas. Vez ou outra eu criava uma variação da mesma senha… e os problemas de erro de senhas começavam.

gerenciamento de senhas windows

Quando utilizamos um gerenciador de senhas do Windows, passamos a delegar essa função para o programa. Consequentemente, as senhas passam ser muito mais longas e complexas. Falo de mais de vinte dígitos aleatórios com números, letras e símbolos. E cada senha é individual. Nenhum serviço que você utiliza vai ter senhas iguais com um gerenciador de senhas Windows 10.

Multiplataforma

Como as suas senhas são robustas – e você as utiliza e mais de um aparelho, o gerenciamento de senhas Windows precisa migrar. Ele precisa ir até onde você está. Por isso que o software é interessante e eficiente. As senhas que você cria no computador já vão estar prontas no seu telefone e no seu tablet. Basta ter uma versão do gerenciador de senhas do Windows instalada.

Monitoramento das suas senhas

Apontei essa característica há pouco, mas você consegue imaginar como isso é interessante? Quando você começa a utilizar um gerenciador de senhas, as suas senhas ficam tão seguras que, mesmo que a sua senha seja descoberta ou vazada, muitos serviços conseguem saber e te avisar, agilizando o processo de troca de senha.

Quando pensamos em questões de segurança, isso seria inimaginável anos atrás. Hoje é algo do cotidiano e que contribuiu para deixar a sua vida online mais tranquila.

Experimente o 1Password

Gerenciadores gratuitos oferecem segurança básica

Utilizar um gerenciamento de senhas Windows gratuito pode ser a primeira opção de muitas pessoas. Preço é sempre um fator importante. A grande questão é que um gerenciador de senhas do Windows gratuito vai oferecer uma organização e segurança básica para o seu dia a dia.

Vai haver organização? Vai, mas um pouco distante de tudo o que a tecnologia pode oferecer. Vamos lembrar que tudo o que envolve a criação de senhas realmente fortes, arquitetura de conhecimento zero e fator multiplataforma, só nas versões pro.

Mesmo que você utilize uma versão gratuita por algum tempo, vai se maravilhar com a proposta de um gerenciador de senhas Windows 10 e vai rapidamente migrar para uma versão paga em busca de um serviço muito mais robusto. E vamos lá, os preços são acessíveis.

Como configurar um gerenciamento de senhas Windows

Começar a utilizar um gerenciador de senhas do Windows não é uma tarefa difícil. É como fazer a instalação de um programa normal. Vamos ver em um passo a passo como você começar a utilizar o gerenciador de senhas Windows 10 em poucos minutos.

gerenciador de senhas windows 10

  • A primeira coisa a se fazer é ir até o gerenciador de senhas da sua escolha e fazer o seu cadastro. Recomendamos o 1Password
  • Depois disso é fazer a instalação no dispositivo da sua escolha. Vamos pensar que você vai fazer a instalação no Windows mesmo. No site oficial você já consegue fazer o download e instalar.
  • Com o gerenciador de senhas do Windows instalado, é hora de começar a utilizá-lo. Aproveite e procure por extensões no seu navegador de preferência. Elas vão facilitar quando você entrar em uma página que precise de senha.
  • Quando você precisar adicionar senhas em um serviço ou site, o gerenciamento de senhas Windows vai estar sempre ali no plano e fundo aguardando o momento de aparecer. Quando for necessário, ele já carrega a senha e basta você apertar um botão e acessar o que precisa.

É basicamente isso. Quando você precisar atualizar uma senha antiga por uma com o gerenciador de senhas Windows 10, basta utilizar o botão de atualizar e ele faz o resto para você.

Experimente o 1Password

Conclusão

Você pôde ver que um gerenciamento de senhas Windows é um tipo de software que veio para ficar. Em uma realidade em que lidamos com dezenas ou centenas de logins e senhas, algo que nos ajude com isso – e adicionando camadas de segurança, é muito bom. Então fica fácil de tomar essa decisão.

O gerenciador de senhas Windows 10 é um facilitador da vida digital, onde um dos pontos mais sensíveis (nossas senhas) passam a ser cuidados com o cuidado que elas merecem. Basta imaginar a hipótese de uma senha ser roubada por alguém e o trabalho que temos para recuperar uma conta em rede social, e-mail ou mesmo banco.

Espero que você tenha encontrado as informações que precisava aqui. Que as informações sobre o gerenciador de senhas do Windows mostradas aqui te ajude a não sair por aí procurando termos como “gerenciador de senhas Windows 7”, ou mesmo “gerenciador de senhas microsoft”.

E lembre-se: se quiser largar com o pé direito, experimente o 1Password um excelente gerenciamento de senhas Windows avaliado pelo nosso time.

luiz

Os amigos de Luiz acham que ele é excêntrico, mas seus colegas de equipe o consideram incrível! Com formação em Ciência da Computação e uma paixão pelo conhecimento, ele se esforça para se tornar o mais hábil conhecedor da Internet, buscando se familiarizar com uma infinidade de temas. Sua expertise na área é complementada por sua função como Técnico de segurança cibernética habilidoso. Para qualquer dúvida ou oportunidade de colaboração, você pode entrar em contato com Luiz pelo e-mail luiz@privacyonline.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma Comentário

PrivacyOnline.com.br