Felizmente, o universo das VPN é grande e diverso. Existem serviço baratos, intermediários e até mesmo opções mais caras e extremamente completas. O importante é que há opções para todos os gostos. Dessa vez vamos falar da TunnerBear VPN, um provedor VPN que muita coisa mesmo para um serviço gratuito, mas que cresce um pouco quando o serviço é pago. Temos opções melhores aqui mesmo no site, mas ele não deixa de ser bom para várias pessoas. Nessa análise você vai perceber que o pessoal TunnelBear tem muito amor por ursos.
No mercado desde 2011, a Tunnel Bear foi criada por Ryan Dochuk (autodenominado “Corporate Bear”) e Daniel Kaldor (o famoso “Bear Quantum”). Com seu quartel general localizado em Toronto, a Tunnel Bear começou suas operações como uma empresa de VPN gratuita. Sim, com todas aquelas limitações que já conhecemos, mas com um nível interessante de qualidades.
Falo isso pois a empresa está localizada no Canadá, um dos países mais rigorosos quando falamos sobre privacidade do usuário. O que fazem é deixar claro que sim, eles possuem uma política de não registro, mas que caso o governo solicite algumas informações, eles são obrigados a entregar.
Com recursos sofisticados, a TunnelBear VPN possui o tão necessário Kill Switch (também conhecido como “desliga tudo” que aqui é carinhosamente chamado de “VigilantBear” ou “Urso vigilante” em bom português. Podemos afirmar que é uma ferramenta estável e sempre atualizada. Há também uma outra opção que eles comicamente chamam de “GhostBear”. Eu disse que eles amam ursos. Essa função permite que a sua rede use um disfarce para trafegar em vários serviços. É isso que permite você assistir a Netflix americana, japonesa ou de qualquer outro país que desejar. O serviço da Tunnelbear é seguro, pode ficar tranquilo. Ao mesmo tempo, você pode baixar Tunnelbear app para Android e iOS agora mesmo.
Aqui o usuário se depara com uma situação interessante. Quando a Tunnel Bear começou os seus serviços lá em 2011, ela oferecia uma VPN gratuita, serviço que ela oferece até hoje. Legal, não? Pode ter certeza que é por esse motivo que ela não utiliza o reembolso de 30 dias nas suas páginas.
Esse plano gratuito é chamado de, obviamente, Little Bear. Nele o usuário pode utilizar até 500 Mb de dados por mês. Mesmo nessa opção, todos os servidores da TunnelBear estão disponíveis, o que não deixa de ser interessante. Vez ou outra ela oferece megabytes extras em redes sociais, mas é preciso ficar atento.
Dentro do plano gratuito, existem duas opções atualmente: Giant e Grizzly. A primeira é o que conhecemos como plano mensal, ou seja, todo mês é preciso fazer o pagamento. Sem descontos ou qualquer vantagem ao custo de 9,90 dólares. A Grizzly é bem interessante, mas o pagamento referente há um ano é feito de uma vez. O legal é que você tem um desconto de 50% no valor final. Ou seja: 4,99 ao mês. Os proprietários da TunnelBear oferecem um belo desconto no final das contas.
CARACTERÍSTICAS | VALOR |
---|---|
Zero-logs? | Sim, sua informação está segura |
Torrents | Não |
Netflix | Não |
Multi-login | 5 conexões simultâneos |
Países cobertos | 23+ |
Dispositivos aceitos | iOS, macOS, Windows, Android, Chrome |
Garantia de estorno | Não aplicável |
Protocolos | OpenVPN, IKEv2 |
Dados de tráfego | Ilimitado |
Encriptação | AES militar 256 bits |
Endereço IP | Não divulgado |
Servidores | Não divulgado |
Ao contrário de serviços como ExpressVPN e outros com centenas de servidores espalhados pelo globo, a VPN se diferencia por operar em apenas 20 localizações. Apenas esse número já é capaz de espantar muita gente interessada em um novo VPN.
Mas você se pergunta: como é utilizar uma VPN tão “restrita”? Posso te falar que fiquei curioso com o resultado. A rede é pequena sim, indiscutível. Por outro lado, quase não percebi lag durante o uso. Além disso, a rede é protegida por criptografia AES de 256bits, um dos mais altos níveis de criptografia entre todas as VPNs do mercado. Ah! Antes que você pergunte, os protocolos utilizados são o OpenVPN, IKEv2 e IPSec. Apesar dos nomes complicados, é tudo muito fácil de usar.
A TunnelBear VPN se mostrou relativamente rápida durante os nossos testes. Não conseguimos encontrar diferenças perceptivas com a TunelBear ligada e desligada. Um fato curioso é que quando nos conectávamos a um servidor nos Estados Unidos, a velocidade caia bastante. Isso é um ponto delicado já que, mesmo protegidos, precisamos ainda de velocidade para assistir conteúdo via streaming, jogos online e coisas do tipo.
Vale reforçar que ao utilizar uma VPN, sua conexão é envelopada por um túnel de criptografia. O grande trabalho de uma boa VPN é executar essas tarefas e ainda manter a velocidade da sua internet o mais próximo da velocidade original. Quando encontramos serviços com dezenas e até mesmo centenas de servidores espalhados pelo mundo, percebemos o quão complexo é o trabalho de uma VPN. A TunelBear se encontra nesse grupo.
Claro, uma das primeiras perguntas que muitos usuários precisam responder é com relação às capacidades de uma VPN com Netflix e Torrent. Bom, te adianto que quando fiz testes para assistir a Netflix americana, ela não funcionou em nenhuma das vezes. Posso dizer o mesmo a respeito do HBO Now. O motivo disso pode ser o baixo número de servidores disponibilizados pela TunnelBear ao redor do mundo.
O mesmo pode ser dito sobre torrents. Mas essa é uma informação que o próprio TunnelBear entrega logo de cara. Se você precisa utilizar torrents, melhor procurar por outro serviço.
O TunnelBear tem em sua natureza a ideia de ser uma VPN simples, então a sua interface é amigável e muito direta. Basta instalar o app, selecionar sua localização desejada e pronto. O mesmo pode ser dito sobre as configurações. Não há muito o que alterar. Se deseja uma VPN para mexer a vontade e deixa-la do se jeito, melhor procurar outra.
Como eu disse ali em cima, essa questão é bem interessante. A TunnelBear VPN vai até onde ela consegue, legalmente, para proteger o seu usuário. O que não deixa de ser algo razoável para a absoluta maioria das pessoas. Por exemplo: nenhuma informação coletada inclui a atividade online, endereço ou histórico de navegação do usuário.
Por último, se você deseja baixar torrents com privacidade, não recomendamos a Tunnel Bear. Na verdade, ela não consegue funcionar com nenhum serviço P2P.
Esse é um dos pontos mais solicitados quando surge um novo serviço de VPN. A empresa é acessível? Responde rápido?
Com a TunelBear VPN a situação é interessante. Não há atendimento por telefone ou mesmo chat, ninguém animado e com boa vontade te oferecendo “bom dia” em um dia ruim. Apenas a opção de tickets através de email. É algo longe do ideal, mas pagamos para ver mesmo assim. Pedem 24 horas para responder. Para minha surpresa, a resposta para um problema corriqueiro veio em pouco mais de 12 horas. O que considero ótimo. Além disso, há uma longa página de perguntas frequentes onde o usuário comum pode ele mesmo solucionar uma grande quantidade de problemas menos intensos. Resumindo, posso lhe dizer que a experiência que tive com o atendimento da TunelBear foi positiva.
Como você pode ver, estamos diante de uma VPN com algumas limitações curiosas. Coisa diretamente ligada a sua pequena estrutura. Vamos um pouco além. A própria política de reembolso da empresa é, pelo menos de maneira oficial, inexistente, o que significa que depois de contratada, não há forma de pedir seu dinheiro de volta em caso de desistência.
Se você está iniciando no mundo das VPN, a TunnelBear VPN não deixa de ser uma excelente opção principalmente na sua versão gratuita. O plano mensal não soa interessante quando comparamos o preço de outros nomes do mercado de VPN. O plano anual, por outro lado, é bem interessante.