tunnelbear vpn

Felizmente, o universo das VPN é grande e diverso. Existem serviço baratos, intermediários e até mesmo opções mais caras e extremamente completas. O importante é que há opções para todos os gostos. Dessa vez vamos falar da TunnerBear VPN, um provedor VPN que muita coisa mesmo para um serviço gratuito, mas que cresce um pouco quando o serviço é pago. Temos opções melhores aqui mesmo no site, mas ele não deixa de ser bom para várias pessoas. Nessa análise você vai perceber que o pessoal TunnelBear tem muito amor por ursos.

História da Tunnel Bear

No mercado desde 2011, a Tunnel Bear foi criada por Ryan Dochuk (autodenominado “Corporate Bear”) e Daniel Kaldor (o famoso “Bear Quantum”). Com seu quartel general localizado em Toronto, a Tunnel Bear começou suas operações como uma empresa de VPN gratuita. Sim, com todas aquelas limitações que já conhecemos, mas com um nível interessante de qualidades.

Falo isso pois a empresa está localizada no Canadá, um dos países mais rigorosos quando falamos sobre privacidade do usuário. O que fazem é deixar claro que sim, eles possuem uma política de não registro, mas que caso o governo solicite algumas informações, eles são obrigados a entregar.

tunnel bear

Com recursos sofisticados, a TunnelBear VPN possui o tão necessário Kill Switch (também conhecido como “desliga tudo” que aqui é carinhosamente chamado de “VigilantBear” ou “Urso vigilante” em bom português. Podemos afirmar que é uma ferramenta estável e sempre atualizada. Há também uma outra opção que eles comicamente chamam de “GhostBear”. Eu disse que eles amam ursos. Essa função permite que a sua rede use um disfarce para trafegar em vários serviços.

É isso que permite você assistir a Netflix americana, japonesa ou de qualquer outro país que desejar. Mas te adianto que quando fiz testes, ela não funcionou todas as vezes. O serviço da Tunnelbear é seguro, pode ficar tranquilo. Ao mesmo tempo, você pode baixar Tunnelbear app para Android e iOS agora mesmo.

Valores

Aqui o usuário se depara com uma situação interessante. Quando a Tunnel Bear começou os seus serviços lá em 2011, ela oferecia uma VPN gratuita, serviço que ela oferece até hoje. Legal, não? Pode ter certeza que é por esse motivo que ela não utiliza o reembolso de 30 dias nas suas páginas.

tunelbear

Esse plano gratuito é chamado de, obviamente, Little Bear. Nele o usuário pode utilizar até 500 Mb de dados por mês. Mesmo nessa opção, todos os servidores da TunnelBear estão disponíveis, o que não deixa de ser interessante. Vez ou outra ela oferece megabytes extras em redes sociais, mas é preciso ficar atento.

Dentro do plano gratuito, existem duas opções atualmente: Giant e Grizzly. A primeira é o que conhecemos como plano mensal, ou seja, todo mês é preciso fazer o pagamento. Sem descontos ou qualquer vantagem ao custo de 9,90 dólares. A Grizzly é bem interessante, mas o pagamento referente há um ano é feito de uma vez. O legal é que você tem um desconto de 50% no valor final. Ou seja: 4,99 ao mês. Os proprietários da TunnelBear oferecem um belo desconto no final das contas.

Ir para o site TunnelBear

TunnelBear VPN em detalhes

FUNÇÃO VALOR
Logs Sem logs
Torrents Torrents permitidos
Netflix Incompatível
Multi login 5 logins simultâneos
Países cobertos + de 22 países
Dispositivos aceitos Windows, Mac, Linux, iOS, Android
Garantia de estorno Nenhuma (versão gratuita)
Protocolos OpenVPN (TCP, UDP), IPsec, IKEv2
Dados de tráfego Ilimitados
Criptografia Military 256 bit
Endereço IP Não divulgado
Servidores + de 350

Poucos servidores, mas eficientes

Ao contrário de serviços como ExpressVPN e outros com centenas de servidores espalhados pelo globo, a VPN se diferencia por operar em apenas 20 localizações. Apenas esse número já é capaz de espantar muita gente interessada em um novo VPN.

Mas você se pergunta: como é utilizar uma VPN tão “restrita”? Posso te falar que fiquei curioso com o resultado. A rede é pequena sim, indiscutível. Por outro lado, quase não percebi lag durante o uso. Além disso, a rede é protegida por criptografia AES de 256bits, um dos mais altos níveis de criptografia entre todas as VPNs do mercado. Ah! Antes que você pergunte, os protocolos utilizados são o OpenVPN, IKEv2 e IPSec. Apesar dos nomes complicados, é tudo muito fácil de usar.

Tunelbear: velocidade para quase tudo

A TunnelBear VPN se mostrou relativamente rápida durante os nossos testes. Não conseguimos encontrar diferenças perceptivas com a TunelBear ligada e desligada. Um fato curioso é que quando nos conectávamos a um servidor nos Estados Unidos, a velocidade caia bastante. Isso é um ponto delicado já que, mesmo protegidos, precisamos ainda de velocidade para assistir conteúdo via streaming, jogos online e coisas do tipo.

Vale reforçar que ao utilizar uma VPN, sua conexão é envelopada por um túnel de criptografia. O grande trabalho de uma boa VPN é executar essas tarefas e ainda manter a velocidade da sua internet o mais próximo da velocidade original. Quando encontramos serviços com dezenas e até mesmo centenas de servidores espalhados pelo mundo, percebemos o quão complexo é o trabalho de uma VPN. A TunelBear se encontra nesse grupo.

Política de Privacidade

Como eu disse ali em cima, essa questão é bem interessante. A TunnelBear VPN vai até onde ela consegue, legalmente, para proteger o seu usuário. O que não deixa de ser algo razoável para a absoluta maioria das pessoas. Por exemplo: nenhuma informação coletada inclui a atividade online, endereço ou histórico de navegação do usuário.

Já dissemos que se o seu negócio é acessar serviços de streaming de outros países, como Netflix ou HBO, você não terá sorte. Acreditamos que isso é influência direta da baixa quantidade de servidores. Por último, se você deseja baixar torrents com privacidade, não recomendamos a Tunnel Bear. Na verdade, ela não consegue funcionar com nenhum serviço P2P.

Atendimento ao Cliente

Esse é um dos pontos mais solicitados quando surge um novo serviço de VPN. A empresa é acessível? Responde rápido?

Com a TunelBear VPN a situação é interessante. Não há atendimento por telefone ou mesmo chat, ninguém animado e com boa vontade te oferecendo “bom dia” em um dia ruim. Apenas a opção de tickets através de email. É algo longe do ideal, mas pagamos para ver mesmo assim. Pedem 24 horas para responder. Para minha surpresa, a resposta para um problema corriqueiro veio em pouco mais de 12 horas. O que considero ótimo. Além disso, há uma longa página de perguntas frequentes onde o usuário comum pode ele mesmo solucionar uma grande quantidade de problemas menos intensos. Resumindo, posso lhe dizer que a experiência que tive com o atendimento da TunelBear foi positiva.

Conclusão

Como você pode ver, estamos diante de uma VPN com algumas limitações curiosas. Coisa diretamente ligada a sua pequena estrutura. Vamos um pouco além. A própria política de reembolso da empresa é, pelo menos de maneira oficial, inexistente, o que significa que depois de contratada, não há forma de pedir seu dinheiro de volta em caso de desistência.

Se você está iniciando no mundo das VPN, a TunnelBear VPN não deixa de ser uma excelente opção principalmente na sua versão gratuita. O plano mensal não soa interessante quando comparamos o preço de outros nomes do mercado de VPN. O plano anual, por outro lado, é bem interessante.

8.2 Classificação
Revisão da TunnelBear VPN

Privacidade e segurança
8
Características
9
Velocidade e Performances
7
Valor pelo dinheiro
8
Facilidade de uso
9
PROS
  • Alta velocidade
  • Cobre praticamente todos os países
  • Aplicativos nativos para iPhone e Android
  • Sem logs (exceto o consumo)
  • P2P e BitTorrent permitidos
  • Amigável ao usuário
CONS
  • Não funciona com P2P (torrent e outros)
  • Não há política de reembolso
  • Poucos servidores
  • Não importa se a sua duvida é VPN, P2P, split tunneling. Confira nossas outras análises!
Luiz

Meus amigos acham que sou louco, mas meus colegas de equipe acham que sou incrível! Estou com o objetivo de ser o melhor conhecedor da Internet e conhecer o máximo de coisas possíveis. Servidor VPN, conexões criptografadas, kill switch, P2P, PPTP, etc. Jogue qualquer coisa em mim e eu pesquisarei – caso eu ainda não saiba! Porque eu já acumulei um conhecimento extenso, durante anos de trabalho no setor de TI.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

PrivacyOnline.com.br