O melhor programa para recuperar arquivos apagados em 2019

Vamos admitir: a perda de documentos, pastas e fotos importantes pode ser um baita inconveniente. Vamos ser honestos, podemos acidentalmente deletar nossos próprios arquivos. Mesmos nossos HDs ou dispositivos de armazenamento como cartões de memória ou HD externo podem se corromper ou parar de funcionar. A pior parte é a sensação de que você pode perder aqueles arquivos para sempre e não há nada que possamos fazer para recuperá-los. Bom, você pode até ter uma leve ideia sobre o processo de recuperar arquivos deletados.. mas também não tem a mínima ideia de como fazer isso – ou por onde começar.

Download grátis!
Como recuperar arquivos excluídos da lixeira?

Basta instalar este software gratuito e iniciar a recuperação. Você receberá uma lista de todos os arquivos recuperáveis. E você pode usar este cupom para obter um desconto: BTS2018

Felizmente, a perda de dados ocorre o tempo todo na indústria de tecnologia e muitos fornecedores de software desenvolveram serviços e programa para recuperar arquivos de recuperação de dados para resolver esse tipo de problema que tanto cresce. Portanto, não importa quão pequenos, grandes ou insignificantes (ou importantes) sejam seus dados, listamos o melhor software de recuperação de dados para ajudar você a restaurar seus arquivos. Você tem cobertura desde as versões gratuitas até o software premium. Fique tranquilo, fique tranquila. Sente e vamos conferir como funciona essa verdadeira bruxaria que é recuperar arquivos apagados… Mas no final das contas verá que não há nada demais em programa para recuperar arquivos.

Melhor software de recuperação de dados

Recuperar arquivos deletados ou perdidos, como documentos do Office, e-mails, planilhas, apresentações, fotos, vídeos, arquivos de áudio e muito mais pode ser feito com o Windows Free Data Recovery. Sim, o nome é auto explicativo e ele é um programa para recuperar arquivos muito eficiente.

  • Fácil recuperar arquivos apagados em apenas duas etapas – O que recuperar e de onde recuperar
  • Recupera todos os tipos de arquivos, incluindo documentos do office, fotos, e-mails, vídeos, etc.
  • Permite recuperar dados gratuitos de até 1 GB
  • Recupera arquivos a partir de discos rígidos, cartões SD, dispositivos USB, câmeras, partições formatadas e filmadoras
  • Permite que você veja a pré-visualização de arquivos recuperáveis antes de salvar
  • É compatível com o Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP
Stellar Data Recovery
Stellar Data Recovery

O que é recuperação de dados?

Como o próprio nome explica, a recuperação de dados é o processo de recuperar arquivos apagados que foram acidentalmente excluídos, perdidos, corrompidos ou que, de alguma forma estão inacessíveis. Dessa forma, quaisquer dados perdidos que tenham sido armazenados em seu disco rígido, unidade flash ou outra mídia de armazenamento possuem grandes chances de serem restaurados usando um software de recuperação de dados. Inclusive, se você está procurando como recuperar arquivos excluídos da lixeira: pode ficar tranquilo.

Como funciona?

A perda de dados pode acontecer de várias maneiras. Muitas mesmo, você nem imagina. Eu por exemplo já formatei um HD inteiro por engano. Amigos já perderam trabalhos de meses, ou mesmo dez anos de arquivos armazenados em um computador. Dureza, não? Para alguns recuperar arquivos apagados já é algo cotidiano.

Mas a boa notícia é que a recuperação ainda é possível, mesmo que a mídia de armazenamento tenha sido gravemente danificada, desintegrada, queimada ou destruída. Calma. É bom deixar claro que apenas um software pode não resolver todos os problemas e um empresa especializada precisa ser contratada – o que ainda é uma boa notícia. Independente da tragédia que aconteceu com seu equipamento, é totalmente possível recuperar arquivos apagados como fotos, vídeos, músicas… Praticamente tudo.

Então, como funciona a recuperação de dados de computador? Em primeiro lugar, vai depende de como os dados foram perdidos. Algumas das formas mais comuns são as seguintes:

Arquivo Excluído

Se você acidentalmente excluiu algo do seu disco rígido e não sabe como recuperar arquivos apagados, não se preocupe, pois qualquer arquivo excluído permanecerá na sua unidade até ser substituído por outro arquivo. Se você tentar recuperá-lo o mais rápido possível, as chances de recuperar o arquivo são muito maiores. No entanto, se você fizer alguma coisa no seu computador depois que o arquivo foi excluído, fica mais difícil de recuperar o que você tanto precisa. O motivo disso é a própria característica de funcionamento dos discos rígidos (e seu processo de gravação e regravação de arquivos).

Em caso de excluir acidentalmente de arquivos, não precisa pesquisar algo do tipo “como recuperar arquivos excluídos da lixeira”. Não precisa mesmo. O processo é simples e você precisa seguir a risca. Pronto?

Não tente fazer mais nada no seu computador. Nada, absolutamente nada. Deixe ele quieto e procure pelos programas ou mesmo um técnico especializado.

Nesse caso específico, mesmo coisas simples como navegar na internet com segurança podem potencialmente substituir o arquivo que você tanto deseja recuperar. Em vez disso, procure serviços de recuperação de dados que usem algoritmos para passar pelo seu disco rígido e descubra onde o arquivo foi fisicamente armazenado. Se você tiver sorte e for rápido o suficiente, ele poderá localizar o arquivo e recuperá-lo.

Corrupção de arquivos

Qualquer pessoa que possua um disco rígido teme o assustador aviso de “disco rígido corrompido”. Se você está vivendo esse pesadelo, saiba que ainda é possível recuperar os dados. Na grande maioria das vezes, esse é um problema com o sistema operacional. Ele pode ter sido corrompido, mas seus dados estão totalmente bem. Para remediar isso de forma rápida, basta copiar o conteúdo do disco rígido antigo para um novo. Isso mesmo. Não é preciso nem procurar por programa para recuperar arquivos.

Em alguns casos em que a tabela de partição está corrompida, você precisará usar uma recuperação de dados do disco rígido mais complexa. Ai sim entra em cena um programa para recuperar arquivos para reparar a tabela de partição. Ou, se não consertar a tabela de partições, ela ainda poderá recuperar informações suficientes para você ter os seus arquivos de volta.

Formato do sistema

Assim como excluir um arquivo, a formatação de um sistema de arquivos também exclui todos os dados que você possui. A probabilidade de recuperar seus dados depende do tipo de formato do sistema (sim, cada um deles possui características específicas). Os sistemas de arquivos FAT destroem uma enorme quantidade de dados, diminuindo assim a possibilidade de recuperar seus arquivos, enquanto os sistemas NTFS têm maior possibilidade de recuperação de dados se forem sobrescritos pelo mesmo sistema de arquivos.

Com informações suficientes ainda dentro do dispositivo, o uso de um software de recuperação de dados pode ajudá-lo a reparar o sistema de arquivos e localizar os arquivos perdidos. Um programa para recuperar arquivos de computador, como o Stellar Data Recovery, possui recursos de varredura sofisticados que podem localizar e recuperar arquivos deletados.

Dano físico

Uma unidade danificada é extremamente difícil de resolver por conta própria, por isso é aconselhável deixar o trabalho complexo para os profissionais especializados em recuperação de dados do disco rígido. Não é o caso de simplesmente usar um programa para recuperar arquivos deletados ou apagados. Eles tentarão consertar as partes danificadas da unidade e reparar as partes corrompidas usando um software avançado. Então… não desista, ainda há esperança!

Como escolher o melhor software de recuperação digital:

Nem todas as pessoas estão bem informadas sobre as possibilidades da recuperação de arquivos apagados, o que não é um problema, já que esse processo é algo novo. Além disso, existe uma grande variedade de softwares que prometem ajudar você a recuperar arquivos apagados, e estamos aqui para dar dicas sobre como restringir suas opções.

Considere estes fatores cuidadosamente antes de se comprometer com um software:

  • Suportado pelo seu sistema operacional. Alguns softwares podem oferecer suporte a apenas um tipo de sistema operacional. Portanto, antes de comprar, verifique se ele está disponível para você, seja você um usuário do Windows ou Mac. Digo por experiência própria.
  • Interface amigável. Deve ser fácil navegar e não exigir ferramentas adicionais para recuperar os dados perdidos.
  • Suporta o tipo de arquivos que você deseja recuperar. Certifique-se de que o software escolhido possa recuperar os tipos de arquivos perdidos, como imagens, vídeos, documentos, músicas e outros. A compra de um software que não seja compatível com os tipos de arquivo que você tem seria um desperdício de dinheiro.
  • Contém outros recursos, como backup online.
  • Permite você pré-visualizar arquivos. Antes de iniciar o processo de recuperação, o software de sua escolha deve permitir a visualização dos arquivos corrompidos, pois você pode restaurar o arquivo errado. Ter um recurso de visualização economizará tempo e esforço.
  • Capaz de recuperar arquivos após um erro de particionamento.
  • Recuperar arquivos excluídos da lixeira mesmo depois de esvaziada.

Um software de boa qualidade deve, é claro, ser capaz de recuperar arquivos apagados, não importa quão complicada seja a perda. Além disso, deve ser fácil de usar, porque nem todo mundo tem facilidade em lidar com tecnologia, computadores… essas coisas. Fique atento para os programas de recuperação que possuem um bom atendimento ao cliente no caso de você encontrar alguma dificuldade com o software.

Software gratuitos valem a pena?

O trabalho de recuperar arquivos deletados e/ou danificados não é uma tarefa fácil, e é compreensível que você tenha dúvidas sobre todos os softwares gratuitos anunciados no mercado. Eles prometem recuperar arquivos deletados sem cobrar nada e, claro, soam muito atraentes (quem não gosta de coisas grátis?), Mas a verdade é que isso poderia fazer mais mal do que bem dentro da sua necessidade. Além disso, as versões gratuitas geralmente não são equipadas com todos os recursos necessários para a recuperação de dados.

Se você tem feito sua lição de casa em pesquisas sobre recuperar arquivos deletados, você pode ter ouvido algumas alegações de que um ou outro software livre danificou acidentalmente os dados que estavam tentando recuperar.

Hoje em dia esses casos não acontecem com tanta frequência, mas versões mais antigas de software livre podem perder os dados que você está tentando procurar. A verificação de arquivos deletados é um processo muito delicado e, se o software gratuito não estiver equipado para lidar com isso, ele poderá substituir acidentalmente os arquivos excluídos durante a verificação, tornando-os por fim inúteis ou corrompidos. Será que vale a pena ao menos tentar? Eu acho que não.

Confira nossas analises sobre os melhores serviços de recuperação de dados e tenha a certeza de que foram realmente testados por nós. Fazemos revisões honestas com base na capacidade de recuperar dados perdidos dos casos mais simples para os mais complexos. Além disso, alguns dos softwares de recuperar arquivos deletados que analisamos oferecem uma avaliação gratuita para suas assinaturas premium, então não deixe de conferir. Mesmo que você viva esvaziando a lixeira sem querer, vamos conseguir te ajudar (que nunca teve um arquivo deletado da lixeira sem querer? Não é?).

Por que a recuperação de dados é cara?

É importante entender por que a recuperação de dados (mesmo um programa para recuperar arquivos) pode custar um preço tão alto. O motivo não é muito complexo… é por que vale a pena, apesar de ter que desembolsar algo entre duzentos até três mil reais. Afinal, ter ao menos a opção de gastar em recuperação de dados é muito melhor do que perder os dados para sempre, certo?

Primeiro, como este artigo já explicou, o método de recuperar os dados depende de como eles foram perdidos e da gravidade com que foram perdidos. Os serviços necessários para reparar uma unidade e recuperar arquivos deletados podem variar. Se o problema é tão simples quanto a exclusão de arquivos, um bom software pode facilmente recuperá-lo para você, mas em casos como danos físicos da unidade, pode não ser tão fácil.

Se o seu computador está avisando que a sua unidade está corrompida, você precisa agir imediatamente se ainda tiver planos de acessar os arquivos novamente. Continuar a usar uma unidade com falha tornará a recuperação de dados mais complicada e poderá levar a uma recuperação mais cara ou até mesmo a perda de arquivos para sempre. Se a unidade estiver fisicamente danificada, você deve tomar um cuidado extra com ela e repará-la imediatamente.

Neste caso, é crucial procurar uma excelente empresa de serviços de recuperação de dados. Antes de confiar sua unidade a qualquer pessoa, siga os seguintes passos:

  • Certifique-se de que a empresa é respeitada e conhecida por seus serviços. Relatos e referências on-line ajudarão você a restringir sua pesquisa.
  • Os profissionais de recuperação de dados devem ter certificações que comprovem que seguem as melhores práticas e processos. Eles devem ser capazes de manipular com segurança dados confidenciais que possam ser armazenados em sua unidade.
  • Pergunte se eles podem lidar com vários problemas, como dispositivos corrompidos de várias maneiras. Seria um desperdício de tempo se no final das contas eles não puderem recuperar tudo e você ter que ir até outra empresa.
  • Verifique as avaliações on-line sobre como a empresa lida com o atendimento ao cliente. Eles devem ser capazes de fornecer um atendimento de qualidade e tratar cada caso com o máximo cuidado.

Então é isso. Com esse artigo você já sabe como recuperar arquivos excluídos da lixeira. Como pôde ver, recuperar arquivos apagados não é um bicho de sete cabeças. Pode ser feito por você. Caso seja um problema físico com peças avariadas, vale a pena procurar uma empresa especializada. Na grande maioria dos casos, um programa para recuperar arquivos vai resolver o seu problema.

Stellar Data Recovery
Stellar Data Recovery
Joao

Eu tenho sido um escritor neste site desde o começo. E eu estou ativamente apoiando-o com contribuições empolgantes e testes extensivos! Tenho muitos anos de experiência em tópicos de Internet e privacidade. Além disso, estou sempre atualizado e mantenho a equipe informada sobre os últimos desenvolvimentos, não apenas para a proteção da privacidade, mas também para questões jurídicas e regulatórias.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

PrivacyOnline.com.br