Como excluir o Facebook definitivamente (passo a passo)

Você é uma dessas pessoas que deseja aprender a excluir Facebook definitivamente? Bom, se chegou até aqui é porque a resposta é positiva. A rede social criada por Mark Zuckeberg vive um momento curioso, com cada vez mais pessoas partindo para outras redes como Twitter ou Instagram (ainda propriedade do Facebook); ao mesmo tempo que precisa lidar com escândalos sobre o que a empresa faz com os dados dos usuários.

Quando pensamos em redes sociais, parecemos viver de galho em galho (na verdade, de rede em rede). Aqui no Brasil, nossa primeira grande relação com uma rede social foi com o finado Orkut. Gigante por essas bandas, foi perdendo relevância para o Facebook até ser desligada por completo.

Mas quais os motivos que estão te fazendo a procurar por excluir Facebook definitivamente? Você sabe enumerar? Talvez seja a rolagem interminável do feed de notícias, as notificações que o despertam no meio da noite… ou a mais triste: lembranças que te fazem pensar o pouco que sua vida mudou ao longo dos anos; ou mesmo grupos que são muito grandes e que você nem sabe porque se juntou a ele em primeiro lugar.

Em suma, você deseja desativar Facebook da sua vida. É uma grande decisão; e pode ser bem assustador. Mas garantimos: isso pode ser feito.

Antes de começar, pense bastante se deseja excluir ou simplesmente desativar Facebook. Saber como excluir o Facebook é bastante fácil e indolor. Se você fizer isso, sua Timeline e outras informações desaparecerão da rede, mas somente até você reativar sua conta. Sim, isso significa que todos os seus dados permanecerão armazenados em algum lugar nos servidores do Facebook. Daí a importância em saber como excluir o Facebook.

Excluir conta Facebook significa que você nunca poderá acessar sua conta novamente, recuperar qualquer conteúdo ou mesmo seus dados. Isso significa que você precisa tomar medidas adicionais para remover os vestígios dos seus dados do Facebook (e também preservá-los) antes de excluir sua conta. Vem com a gente aprender como excluir Facebook definitivamente.

Desativar Facebook ou excluir – qual a diferença?

como excluir o Facebook

Antes de chegarmos ao passo-a-passo, é importante entender as duas opções que a rede do colega Zuck oferece quando você decide aprender como excluir o Facebook. Elas são bem diferentes e com objetivos distintos.

Você pode optar por desativar seu perfil ou removê-lo completamente da existência. Como você provavelmente pode adivinhar, a primeira opção mantém seus dados na plataforma, enquanto a última a apaga completamente.

Se você desativar o Facebook:

  • Ninguém, definitivamente ninguém além de você poderá ver seu perfil.
  • Informações específicas, como mensagens enviadas, permanecerão visíveis.
  • Seu nome aparecerá nas listas de amigos, mas apenas para seus amigos.
  • Seu nome, postagens e comentários ficarão visíveis para os administradores dos grupos aos quais você se inscreveu.
  • Você poderá continuar usando o Messenger.

Você pode desativar sua conta pelo tempo que quiser, mas o login ou o login na conta para fazer login em um aplicativo / serviço conectado solicitará o processo de reativação. Veja que utilizar o Facebook para acelerar o cadastro naquele app ou site não é uma boa ideia em situações como essa.

Se você optar por excluir conta Facebook para sempre:

  • Você não poderá reativar sua conta.
  • Todo o conteúdo que você adicionou / enviou no Facebook vai desaparecer para sempre, sem a possibilidade de recuperá-lo (a menos que você tenha feito o download de um arquivo de seus dados previamente).
  • Aplicativos que usam sua conta do Facebook não estarão mais acessíveis pelo Login do Facebook.
  • Informações específicas, como as mensagens que você enviou para os amigos, não serão totalmente excluídas e permanecerão visíveis para elas.
  • Você não poderá usar o Messenger.

O Facebook oferece 30 dias para você pensar sobre sua decisão e cancelar o processo de exclusão se mudar de ideia. Após a expiração desse período, sua conta e todos os dados relacionados a ela desaparecerão para sempre. Lembre-se de que pode levar até 90 dias para que todas as informações sejam excluídas permanentemente. Durante esse período, os usuários não terão acesso a elas.

Para desativar sua conta, siga estas etapas:

  1. Clique na seta para baixo no canto superior direito do Facebook e clique em Configurações
  2. Clique em Geral
  3. Clique em Gerenciar conta
  4. Clique em Desativar sua conta
  5. Digite sua senha do Facebook e confirme a desativação

Sim, é simples assim. Você saiu do Facebook, mas como dissemos, é apenas uma medida temporária que realmente não exclui os seus dados na plataforma. Agora, para excluir Facebook definitivamente você precisará excluir sua conta completamente. Mas, antes de fazer isso, é prudente dar alguns passos adicionais.

Fazer backup dos dados antes de desativar Facebook

desativar o facebook

Você pode terminar sua relação com o Facebook, mas provavelmente desejará manter todos aqueles dados acumulados por anos no serviço. Pense nisso: postagens, fotos, vídeos, mensagens, curtidas, lista de amigos – tudo possui um enorme valor, e realmente não faz mal preservá-lo. Para fazer backup de seus dados, faça o seguinte:

  1. Abra as configurações do Facebook
  2. Clique em suas informações do Facebook
  3. Clique em Baixar suas Informações.

Aqui, você poderá escolher o período, os tipos de dados dos quais deseja fazer backup e a qualidade da mídia. Nosso conselho: basta manter tudo e deixar a qualidade da mídia em alta.

Você também pode escolher entre um formato HTML, que facilitará a visualização do arquivo, e o formato JSON, que facilitará a importação dos dados para outro serviço (sim, estamos contando que logo haverá outra rede social tão popular quanto o Facebook).

Agora, clique em “Criar arquivo” e armazene o arquivo resultante com segurança.
Isso pode soar um pouco paranoico, mas livrar-se de qualquer vestígio de sua existência no Facebook é mais difícil do que você pensa e requer mais etapas do que apenas apertar o botão delete. Portanto, antes de fazer isso, sugerimos que você faça as três etapas a seguir e uma quarta etapa opcional:

  1. Remover associações entre aplicativos de terceiros e o Facebook
  2. Desligue a plataforma do Facebook
  3. Verifique quanto dos seus dados é retido por aplicativos de terceiros
  4. Limpar seu histórico do Facebook

Remover as associações é algo fácil de se resolver:

  1. Vá para Configurações
  2. Clique em Aplicativos e sites,
  3. Verifique todos os aplicativos e clique em “Remover”.

Importante: O Facebook pode ser a única maneira de fazer login em alguns aplicativos de terceiros (como o Tinder) e websites. Certifique-se de verificar esses serviços e mudar para um tipo diferente de login (e-mail e senha, por exemplo) antes de cortar todos os laços com o digníssimo Facebook.

Seus dados e aplicativos de terceiros

excluir a conta do Facebook

Agora vem a parte difícil. Aplicativos, sites, jogos e serviços de terceiros podem manter seus dados, mesmo que você tenha seguido as dicas de como excluir o Facebook. Infelizmente, não há uma maneira simples de excluir todos esses dados depois de aprender como excluir a conta do Facebook. Você terá que entrar em contato com o fabricante do aplicativo diretamente – aqui estão as instruções do Facebook sobre como fazer isso – e pedir-lhes para remover os dados. Felizmente, as empresas que operam na plataforma do Facebook são obrigadas pelos termos e serviços do Facebook a excluir seus dados se você solicitar.

Para contatar os aplicativos, jogos e sites individuais, você deve visitar as páginas da política de privacidade. É impossível listar todos eles, mas aqui estão alguns dos mais populares:

Vale lembrar que o Instagram está estreitamente integrado com o Facebook, assim, alguns dos seus dados do Facebook podem ser preservados no Instagram mesmo após você excluir sua conta. A exclusão completa da sua conta do Instagram é semelhante a excluir conta do Facebook; para instruções, clique aqui.

Como utilizar as configurações de privacidade do Facebook

Vamos imaginar que você ainda não está decidido sobre o fato de desativar Facebook. Como é uma decisão séria (estamos falando de vários e vários anos de conteúdo, mensagens e memórias). Até você se decidir por completo, configurar a privacidade do Facebook pode ser uma boa ideia. Vamos dar uma olhada:

Na página “Configurações”, é possível encontrar a aba Privacidade. Essa opção é basicamente uma central para todas as suas configurações de privacidade. Provável que você se espante e se pergunte porque não chegou aqui antes. Lá é possível:

  • Visibilidade de posts. É possível configurar o alcance de tudo o que você publica na rede (a partir de agora). Quem você quer que veja suas fotos e posts? É possível liberar para qualquer um usuário visualizar, apenas amigos ou apenas para você. Além disso, é possível excluir amigos de visualizarem alguns dos seus posts (você pode criar grupos de família ou colegas de trabalho, por exemplo). Essa é uma opção e tanto nos dias de hoje.
  • Como podem me encontrar no Facebook. As configurações de privacidade permitem que você decida quem pode enviar solicitações de amizade, além de coisas como acessar sua lista de amigos ou mesmo encontrar o seu perfil através do seu número de telefone ou e-mail. Você também pode desativar que seu perfil apareça em motores de busca, o que não deixa de ser uma ótima opção.
  • Revisão de posts e marcações. Quem nunca se viu surpreso com marcações em posts ou mesmo aquela foto inconveniente? Marcando essa opção você pode analisar marcações que os outros fazem com seu perfil antes de autorizar para aparecerem na sua timeline.
  • Visibilidade de posts antigos. Sim, é possível configurar a visibilidade de posts antigos. Mas como nem tudo é tão simples na vida, é necessário que você revise cada postagem de maneira individual. Então pode ser que não valha a pena.

Limpar seu histórico do Facebook (opcional)

Agora, uma parte que preciso explicar para você que é do tipo extra cauteloso como nós… Seguir todo o passo a passo de como excluir Facebook definitivamente vai remover todos os rastreamentos da rede social, mas você pode realmente rolar pelo histórico do Facebook e desfazê-lo, um de cada vez. Isso é diferente do novo recurso, Limpar Histórico (Clear History), que o Facebook anunciou em sua conferência de desenvolvedores em 2018.

Para fazer isso, siga esse caminho:

  1. Clique na seta para baixo no canto superior direito do Facebook
  2. Clique no log de atividades
  3. Clique no ícone de lápis ao lado de qualquer item que você deseja remover e clique em Excluir / Diferente.

Se você está usando o Facebook há mais de uma semana, e provavelmente já o fez, logo perceberá a futilidade disso – haverá literalmente milhares de itens em seu Registro de Atividades e apagá-los todos levará uma eternidade. Mas, a opção está lá, então se você tiver uma ou duas vidas extras à disposição… cabe a você escolher.

Como salvar informações do Facebook em arquivo?

Não é fã do Facebook, mas gostaria de manter o conteúdo que você postou no seu perfil? Você pode fazer isso com facilidade – basta seguir estas etapas:

  1. Na sua página de configurações, clique em Sua Informação do Facebook (Your Facebook Information)> Baixe sua Informação (Download Your Information):
  2. Você será levado para a página do arquivo de informações. Aqui, você pode escolher exatamente o que deseja baixar, além de definir o período, o formato do arquivo e a qualidade da mídia
  3. Sua própria informação aparece primeiro, mas rolando para baixo, você também pode escolher informações sobre você:
  4. Quando terminar de selecionar suas informações, clique no botão azul chamado Criar arquivo. O processo de arquivamento está em andamento.
  5. Você pode verificar o progresso na guia Arquivos disponíveis. Se o seu arquivo ainda estiver sendo trabalhado, você verá o arquivo como “Pendente” até que esteja pronto para download:
    Como mencionado, o recurso de arquivo do Facebook é altamente personalizável. Você pode baixar um único tipo de conteúdo, como suas fotos, ou optar por um backup completo – a escolha é sua.

Como excluir o Facebook: aplicativos

Sabe todos aqueles apps que você fez cadastro utilizando sua conta do Facebook? Então… não quero trazer notícias ruins (e não vou!), mas é importante entender como isso realmente funciona. Digamos que você está pronto para excluir a conta do Facebook, mas de repente precisa acessar um aplicativo… que você utiliza através da sua conta do Facebook… Complicado, não é?

Caso você precise acessar esse app, será necessário reativar a sua conta. Eu sei que isso é algo que você não quer fazer. Dessa forma, é importante saber quais aplicativos você usa e quais deles utiliza sua conta de Facebook como login. Troque a forma de acesso por um email, já que a última coisa que você quer ver é aquele tom de azul na sua tela.

Agora que passamos da parte burocrática, veja como excluir aplicativos conectados no Facebook:

  1. Na sua página de configurações, vá em Aplicativos e sites.
  2. Você vai se deparar com listas de aplicativos ativos, expirados e aqueles há muito tempo removidos. Para excluir um aplicativo ativo, marque a caixa ao lado dele e clique em Remover:
  3. Os apps expirados não solicitam mais suas informações pessoais (óbvio), mas você ainda pode fazer login com sua conta.

Como excluir o Facebook: histórico de pesquisas

Da mesma forma que acontece com o histórico do nosso navegador, muitas vezes não queremos deixar rastro do que visitamos. No caso do Facebook, sumir da face da Terra com todos aquelas palavras (e principalmente nomes) que já procuramos. O passo a passo é esse:

  1. Clique na barra de pesquisa. Em seguida, procure pelo botão EDITAR. Depois, vá até o botão “EDITAR” ao lado de “pesquisas recentes”:
    Outra maneira é simplesmente acessar seu registro de atividades e navegar até a parte inferior da lista de filtros, onde você encontrará o botão “Histórico de pesquisa”.
  2. Agora você pode limpar as pesquisas clicando em Editar> Excluir:
  3. Para apagar todas as suas pesquisas (tudo de uma vez!), clique em Limpar pesquisas no canto superior direito.

Como excluir Facebook permanentemente

como excluir o Facebook

Pronto? Chegou até aqui preparado? Você passou por cada uma das etapas acima? Tudo bem, então é hora de excluir Facebook permanentemente. Você pode encontrar a opção nas Configurações do Facebook em “Geral” e depois “Excluir sua conta e informações” ou você pode usar este link prático e clicar em “Excluir minha conta”.
Vamos reforçar que o Facebook alega que pode levar até 90 dias a partir desse ponto para todas as suas coisas serem realmente excluídas da rede.

É isso: você acabou de excluir Facebook definitivamente. Pode haver alguns dados residuais aqui e ali. Por exemplo: as mensagens que você enviou para alguém ainda podem estar no Messenger desse usuário – mas você já deve estar há quilômetros de distancia do Facebook nesse momento.

Pronto. Você aprendeu como excluir Facebook definitivamente e acaba de deixar para trás uma das redes sociais que mais reuniu pessoas na história recente do mundo conectado. Enquanto não aparece uma nova rede que chame sua atenção, aproveite sua nova vida depois de desativar Facebook. Divirta-se!

Conhece pessoas precisando aprender a como excluir Facebook definitivamente? Não deixe de passar “a mensagem” adiante.

Adriana

Originalmente um gerente online, eu vivo minha paixão neste site. A maioria dos meus hobbies gira em torno da internet. Como parte dessa aventura empolgante, escrevo artigos detalhados sobre todos os tópicos relevantes do site. Eu coloquei um foco especial em segurança e privacidade em meus artigos. Porque eu estou sempre preocupada com nossos leitores e por mim mesmo. Meu desejo é que todos possam navegar na internet com segurança.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

PrivacyOnline.com.br